CLIMA QUENTE MARCA DISCUSSÃO SOBRE ZONEAMENTO DA APA BONFIM-GUARAÍRAS

Por Agripino Junior, do Nísia Digita.

IMG_1624A manhã desta terça-feira (29) foi de muita discussão no evento onde foi realizada uma oficina sobre a proposta de zoneamento da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras. O encontro aconteceu no Centro Pastoral Isabel Gondim, em Nísia Floresta, sendo promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e conduzido pela IBI Engenharia Consultiva – empresa responsável pela elaboração do documento.

Se organização da oficina esperava algumas divergências, o que se viu foram momentos de discussões acirradas e ânimos exaltados. A Prefeitura Municipal criticou o fato no plano diretor e do código ambientam da cidade não terem sido utilizados na elaboração da proposta. Já os comerciantes e nativos das regiões possivelmente afetadas, alegaram que não foram consultados de forma mais ampla. Outro ponto levantado pelos críticos foi a falta de detalhes no mapa apresentado.

Mesmo afirmando que faltou uma consulta in loco em relação aos códigos ambientais e planos diretores das cidades que farão parte do remanejo da área da APA, a IBI afirmou que o objetivo não foi impor nada ao poder público e população dos municípios, e sim ouvi as críticas e sugestões para que o zoneamento seja feita da melhor forma possível. E que as colocações mais produtivas serão levadas em consideração.

O local esvaziou bastante após o “clima quente” que se instalou durante as explanações. Aqueles que ficaram, participaram de grupos de discussões separados por temas específicos e puderam apresentar algumas sugestões sobre o material que receberam. A preocupação de boa parte dos presentes foi com tempo em que as possíveis modificações serão feitas, já que o contrato do Governo do Estado com a IBI tem prazo válido até o final de agosto.

Com a apreensão de ser prejudicado de algumas forma, já que a Bonfim-Guaraíras tem sua maior fatia localizada dentro do município, o poder público nisiaflorestense articulou rapidamente a possibilidade de realizar uma audiência pública para tratar sobre as divergências e buscar soluções relacionadas ao zoneamento que resultado no remanejo da APA. A reunião na Casa Legislativa deverá acontecer dentro de no máximo 15 dias.

No encontro de hoje, 29, além da SEMARH e da IBI, estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Turismo e Cultura e Tributação; Câmara Municipal; ICMbio Flona – Nísia Floresta; Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colônia de Pescadores Z-34; Associação Amigos da Lagoa do Bonfim, e os Jipeiros Associados de Nísia Floresta.

A seguir seguem algumas imagens do evento feitas pelo Nísia Digital:

Bismarck Pereira, secretário adjunto de Meio Ambiente de Nísia Floresta inicia o evento.
Representante da SEMARH-RN .
Representante da IBI Engenharia, do Ceará.
Especialista em meio ambiente falando sobre a metodologia da proposta de zoneamento.
Representantes da Prefeitura e Câmara Municipal presentes no evento.
Explanação do material sobre o zoneamento.
Apresentação com as informações sobre o documento.
Morador da praia de Búzios questiona sobre os reflexos do projeto na vida das pessoas.
IBI tenta responder alguns questionamento e o “clima esquenta”.
Representante da empresa responsável pelo estudo tenta conter os ânimos.
Momentos que antecederam o esvaziamento da sala.
Empresa argumenta que o momento tinha como objetivo realizar ajustes.
Vereador Eugênio Gondim criticou duramente a falta de uma consulta prévia ao município.
Após as ásperas discussões, iniciaram-se os grupos de trabalhos.
No rápido estudo foram usados mapas e informações cedidas pela organização.
Grupo foram separados por áreas específicas.
Representantes do Instituo Chico Mendes sugeriram criação de um corredor ecológico.
Grupos encontraram dificuldades devido à falta de detalhes nos mapas.
Representante da classe de pescadores também deu sua contribuição.

Créditos: Agripino Junior

Publicidade

Compartilhe

2 respostas para “CLIMA QUENTE MARCA DISCUSSÃO SOBRE ZONEAMENTO DA APA BONFIM-GUARAÍRAS”

  1. clebson

    Mais uma vez fui a uma reunião sobre o zoneamento bonfim guaraíras, e não aguentei, não tinha nada concreto e mais uma vez moradores, comerciantes saem sem respostas. Não aguento mais.

  2. Aldaci Maria.

    A secretaria de Educação também teve representação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *