Na noite desta sexta-feira (20), dia em que é lembrada a Consciência Negra no Brasil, o Centro de Cultura e Ensino da Capoeira de Nísia Floresta – CECAPO realizou uma apresentação no Centro da cidade.
Foto: Reprodução/facebook
Coordenados pelo mestre Robson Bezerra, crianças, jovens e adultos participaram da roda de capoeira, ao lado da simbólica árvore Baobá.
A Polícia Civil de Nísia Floresta segue investigando o caso do mecânico Gilvan Baía de Sousa, que acabou morrendo ao pilotar uma motocicleta na estrada que dá acesso à comunidade de Timbó e ser atingindo violentamente por um veículo conduzido pelo taxista Beto Silva.
Foto: Reprodução/Google Street View
Em conversa com o delegado Renê Lopes, que está há pouco tempo como titular da delegacia nisiaflorestense, o Nísia Digital não conseguiu informações concretas sobre a linha de investigação. “Estamos trabalhando no caso. Ainda temos pessoas a serem ouvidas. Não podemos divulgar na mídia para que não haja nenhum tipo de influência”, afirmou Renê.
Ainda não é possível estimar um prazo para a conclusão do inquérito, pelo fato de poder surgir novas informações durante os depoimentos.
INSEGURANÇA – Um enfermeiro de Nísia Floresta teve seu veículo tomado de assalto por dois elementos na noite desta quinta-feira (20), na cidade de Parnamirim. Após ser acionada, a Polícia Militar detectou o veículo – modelo Celta, de cor preta – e iniciou perseguição, chegando a disparar algumas vezes contra os criminosos que estavam no interior do mesmo. Mais adiante o carro foi abandonado e está novamente com o dono. Ninguém foi preso.
SELO – A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta promoveu, na quarta-feira (18), um evento voltado para uma antiga ambição: adquirir o Selo Unicef. Dentro das temáticas abordadas na ação, que durou o dia todo, estava o combate ao racismo durante a infância. Melhor mesmo seria que esse tipo de ação fosse contínua.
Foto: Reprodução/Fanpage da SEMTHAS – Nísia Floresta
POLÍTICA – Uma provável pré-candidata em Nísia Floresta, Telma Muraro, e o deputado federal, Fábio Faria (PSD), devem receber em breve o título de Cidadão Nisiaflorestense. Você acha merecido, leitor? No mínimo eu tenho dúvidas. Existe uma outra comenda, a Medalha Nísia Floresta – esta voltada aos nisiaflorestenses, que tal dá-las para pessoas humildes e que fizeram muito pelas nossas expressões culturais, como exemplo?.
ESPORTE – Mesmo sem local adequado, a Escola Francisco Camilo, na Colônia do Pium, vai realizar seus jogos internos na próxima semana. O nosso colaborar na região, Ericleiton dos Anjos, vai dá uma olhada no evento que deve contar com o futebol, vôlei, salto em distância, entre outros.
Na noite desta quinta-feira (19) teve início a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Ó pelas as comunidades que compõem os setores paroquiais da cidade de Nísia Floresta.
A visita aos mais diversos pontos do município faz lembrar que os preparativos para a festa da padroeira está na reta final, faltando menos de 1 mês para a sua abertura oficial.
Foto: Agripino Junior
Nesta noite, foi realizada uma missa, presidida pelo Padre Ajosenildo Nunes, pároco local, na igreja matriz e, em seguida, uma procissão até à comunidade do Alto Monte Hermínio – primeira localidade a receber a imagem.
Em frente à capela de São Vicente de Paulo, houve a acolhida e momentos de oração. Logo após os fiéis seguira à casa da aposentada Maria da Conceição, moradora da comunidade, onde a imagem passa a noite.
Foto: Agripino Junior
Amanhã, 20, o Loteamento Cidade Alta receberá a imagem peregrina.
Neste final de semana, dias 21 e 22 de novembro, acontecem mais dois jogos válidos pelas oitavas de final do Campeonato Nisiaflorestense de futebol amador, competição promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
No sábado, 21, o Flamengo de Jenipapeiro vai enfrentar o Alecrim do Timbó. Já no domingo (22) é a vez de ABC de Campo de Santana e Werderbremen medirem forças na briga por uma vaga nas quartas de final.
Ambos acontecem no Estádio Severino Humbelino, na comunidade do Porto, a partir das 15h, com entrada franca.
O Governador em exercício Ezequiel Ferreira de Souza assinou, na tarde desta quarta-feira (18), a autorização para abertura de concurso público para preenchimento de 40 vagas para os cargos de perito criminal, médico-legista, psiquiatra auxiliar e auxiliar de perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).
Foto: Reprodução/Google Street View
São 9 vagas para perito criminal, 15 vagas para médico-legista, 3 vagas para psiquiatra e 13 para auxiliar de perícia. Os autos serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social na manhã desta quinta-feira (19) para adoção das medidas subsequentes.
As vagas são decorrentes de aposentadoria, exoneração e falecimento. O concurso público considera, por exemplo, a carência de pessoal no ITEP, a natureza pública e essencial do serviço prestado pelo órgão, a indispensabilidade do exame de corpo de delito, conforme art. 158 do Código Penal.
O certame é respaldado pelo art.22, da Lei Complementar nº 191, que veda o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, ressalvada a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança.
A professora Liliany Carvalho Fernandes, moradora da comunidade do Porto, em Nísia Floresta, realizou o sonho de casar-se neste sábado (14), na Igreja Assembleia de Deus daquela localidade.
O Enlace Matrimonial, com o Cleber do Nascimento Carvalho Fernandes, teve início às 18h e, além dos pais da noiva – Arnaud Fernandes do Nascimento e Irani de Carvalho Fernandes, contou com a presença de cerca de 350 convidados, com recepção na propriedade do Sr. Gonzaga, também no Porto.
Liliany expressou sua eterna gratidão à Deus, arquiteto do universo, com o seu belo testemunho, também contado ao Nísia Digital, como o leitor pode conferir logo abaixo:
Aos 15 anos de vida Liliany, de acordo com os médicos, foi acometida de um câncer diagnosticado como “Doença de Hookim”, atingido o fígado, tórax, pâncreas e abdômen. Um quadro bastante complicado que a fez perder bastante peso, entre outras tantas complicações.
Imagem: Cedida
Os pais não mediram esforços para buscar o tratamento da jovem, que chegou a tomar 14 comprimidos diários e a passar por sessões de quimioterapia que chegavam a durar até 8 horas. Entretanto, todo esse processo não parecia surtir o efeito desejado.
Mesmo após 2 anos e 6 meses de um sofrível tratamento, a família e os amigos conseguiam observar Liliany sempre com um sorriso no rosto e com uma fé inabalável que aquilo um dia teria fim. Que Deus iria curá-la.
O momento parecia chegar quando o seu primo, o missionário Ivanildo Barros Dias, que se encontrava numa missão no México, afirmou que Deus o revelou que o mesmo precisava ir ao Nordeste, realizar uma visita à jovem.
No ano de 2004, mais precisamente em 3 de dezembro, o Missionário Ivanildo esteve na casa de Liliany e realizou uma poderosa oração. Desde então, tendo sido comprovado pelos exames, Deus realizou a cura total de sua doença, o que lhe abriu as portas para voltar a ter uma vida normal.
Aos 28 anos, Deus realizou o maior sonho da vida de Liliany, que deixou a seguinte mensagem aos leitores do blog: “Falo a todos, que acessam esse importante blog, que Deus ainda é o mesmo e, seja qual for a sua situação, ele tem todo o poder de te dar a vitória, em nome de Jesus!”
A seguir, seguem as fotos do casamento de Liliany Fernandes:
Nesta edição do informe publicitário da Câmara Municipal de Nísia Floresta no Nísia Digital, aborda-se as proposições e as discussões da sessão realizada na noite desta quarta-feira (18 de novembro).
Foto: Agripino Junior/Nísia Digital
Eugênio Gondim solicitou ao DER-RN a confecção de placas indicativas para serem colocados ao longo da estrada RN-063, que liga o Centro da cidade às praias. A reforma e ampliação do local onde funciona a creche da comunidade de Pirangi do Sul também foi solicitada pelo parlamentar. Por fim, o vereador solicitou à Prefeitura Municipal a colocação de 4 tendas em frente a capela de Pirangi do Sul, em virtude da festa da padroeira da localidade.
O vereador Alexsandro Freire de Santana, conhecido como Nego de Batista, requereu a pavimentação da Rua Anália Bezerra, situada na praia de Barreta.
Foto: Agripino Junior/Nísia Digital
Já a articulação da Secretaria de Cultura e Turismo para fazer acontecer apresentações das diversas expressões culturais, durante a festa de Nossa Senhora do Ó, padroeira da cidade, foi uma solicitação do vereador Jorge Januário.
Após pedir a palavra ao presidente Marcelo Mesquita, na Ordem do Dia, Eugênio aproveitou para parabenizar à prefeita Camila Maciel Ferreira pela realização de uma ação abordando o fim do racismo na infância em prol do Selo Unicef, ocorrida também ao longo desta quarta, 18.
O Rio Grande do Norte conquistou 7 medalhas na primeira parte dos Jogos Escolares da Juventude – etapa voltada à atletas de 15 a 17 anos, realizada nas cidades de Londrina e Maringá, no Paraná.
A dupla Kyce Mikaele e Milena Pâmela conquistou o outro no vôlei de praia. Primeiro posto que também foi ocupado pela atleta Jéssica Medeiros, no salto em altura.
O Estado conquistou ainda duas medalhas de prata: uma com Maria Gabriela e a outra por equipe mista, ambas vindas da modalidade luta olímpica
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB
Os bronzes vieram com Larissa Maria, também na luta olímpica, além de Aldir Francisco de Oliveira e Antônio Barbosa, no judô.
A partir desta terça-feira, 18, as disputas serão nos esportes coletivos como futsal, basquete, handebol, entre outros.
O Camarão do Olavo, em Nísia Floresta, será palco de mais um grande evento da região agreste do Rio Grande do Norte. No dia 27 de novembro (sexta-feira), o local vai recebe a cantora Eliane – A Rainha do Forró, a banda Rainhas da Balada e ainda Kalberg Azevedo.
Para participar dessa festa, regada de muita alegria, animação e gente bonita, você deve adquirir as senhas que estão sendo vendidas pelo valor de R$ 30, no local do evento. É importante informar que as senhas são limitadas.
Veja a seguir um recadinho de Eliane convocando todos da região para a festa:
A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania – Sejuc confirmou que mais um detento foi encontrado morto na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, situada no município de Nísia Floresta.
Foto: Cedida
O homem, ainda não identificado foi encontro amarrado pelo pescoço, num corredor do Pavilhão 4 da unidade prisional, na manhã desta terça-feira (17).
A direção acionou agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) que devem entrar há qualquer momento no local.
Esta morte é a 27ª registrada no sistema prisional do Rio Grande do Norte em 2015.
Um fugitivo da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi recapturado na noite desta segunda-feira (16), no bairro Planalto, na cidade do Natal. Francisco Fábio da Silva, de 24 anos, estava residindo com uma adolescente de 14 anos.
Imagem: Reproução/InterTV Cabugi
Francisco escapou do presídio em abril deste ano, junto a outros 34 detentos, numa das maiores fugas da unidade.
A garota e a família afirmaram não saber que Francisco era procurado. O casal morava junto na comunidade Leningrado.
A Polícia Militar efetuou a prisão do mesmo após denúncias anônimas.
A comunidade do Bonfim, em Nísia Floresta, mais especificamente o setor denominado “Bonfim II” – que pertence à Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu – deu início à festa de sua padroeira: Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
Foto: Elaine Lima
O primeiro ato dos festejos foi a procissão fluvial pela lagoa do Bonfim, que teve início por volta das 10h30, saindo do Clube de Caçadores até a “Ponta das Negras”, contando com a participação de dezenas de embarcações.
Em seguida, foi realizada uma celebração eucarística presidida pelo Padre José Lenilson de Moraes, um dos vigários paroquiais mipibuenses.
Foto: Elaine Lima
Fechando o dia de atividades, foi realizada uma feijoada com animação musical ao vivo.
O Boa Água garantiu vaga nas quartas de final do Campeonato Nisiaflorestense ao aplicar um sonoro 4 a 1 no Goiás, em partida realizada na tarde deste domingo (15), no estádio Severino Humbelino, na comunidade do Porto, em Nísia Floresta.
No primeiro tempo a partida foi bastante equilibrada, mas o Boa Água conseguiu ir ao intervalo com uma vantagem de 1 a 0, após falha do goleiro do verdão, que o atacante Toinho aproveitou para empurrar para as redes.
Conseguindo ocupar bem o meio de campo, o Boa Água conseguiu ampliar o placar mais uma vez com Toinho, que, após uma bola alçada na área, cabeceou firme para o fundo das redes.
O Goiás, time de melhor campanha em seu grupo, conseguiu diminuir e voltar para o jogo com um belíssimo gol de falta do meia Raí, que acertou o ângulo do goleiro Davi. Entretanto, mesmo tendo avançado suas linhas, o time não conseguiu empatar rapidamente a partida.
Num contra-ataque rápido do Boa Água, de novo ele, Toinho, arrancou da intermediária e tocou rasteiro na saída do goleiro para fazer 3 a 1, conseguindo o seu “Hat-Trick”, “Triplete” ou ainda “gol pra pedir música no fantástico”.
O placar ficou ainda mais dilatado quando Felipe tocou no canto esquerdo do goleiro, após mais um rápido contra-ataque construído pelo Boa Água, que conseguiu uma grande vitória após ter sido o último classificado do seu grupo
Antes do apito final, o Goiás ainda teve o seu lateral esquerdo expulso numa jogada muito dura ainda no meio de campo.
O Nísia Digital acompanhou a partida e traz a baixo uma galeria de fotos:
Os rios Pirangi e Pium, em Nísia Floresta e Parnamirim respectivamente, completam cinco semanas com alto nível de poluição atestada pelo programa Água Azul. A análise da balneabilidade foi divulgada nesta sexta-feira (13) e mostrou que pela quinta vez consecutiva os dois pontos estão impróprios para banho.
No caso da foz do Rio Pirangi, em Parnamirim, o período é ainda mais longo. No rio Pium, o problema está no trecho do balneário.
Foto: Jules Sales
A classificação é feita com base na quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas dos pontos de banho monitorados obedecendo a uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Foram analisados 33 pontos de banho na região metropolitana. Em Natal, todas as praias estão próprias para o banho. A análise é válida por sete dias.
O projeto é uma parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).