COMEÇAM AS AUDIÊNCIAS CRIMINAIS POR VIDEOCONFERÊNCIA EM ALCAÇUZ

A primeira audiência criminal realizada através de videoconferência no Rio Grande do Norte aconteceu nesta quarta-feira (6 de abril) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, situada na cidade de Nísia Floresta e a maior do Estado. Na oportunidade, 25 detentos prestaram depoimento à justiça.

VIDEOCONFERENCIA 1
Foto: Divulgação/Sejuc

O titular da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa informa que “A Sejuc está agindo com seus parceiros para viabilizar essa tecnologia. As primeiras audiências criminais por videoconferência foram um sucesso. Faremos em outras unidades até que seja comum esse procedimento. A medida inédita no Estado representa mais economia para a Sejuc e para o Estado do RN, e mais segurança para o Judiciário e para a sociedade como um todo”.

A economia de tempo e de dinheiro se dá pela redução do número de agentes mobilizados para manter a segurança nos fóruns, combustível e manutenção dos veículos usados no transporte dos internos. A nova tecnologia pode representar, ainda, mais agilidade nos processos, já que muitas vezes as audiências presenciais não se realizam por motivo de segurança.

As videoconferências no sistema prisional também serão realizadas em outras unidades como o Complexo Penitenciário João Chaves, a Cadeia Pública de Natal, ambos na Zona Norte da capital e na Penitenciária Estadual de Parnamirim.

Da Redação
 Do Nísia Digital
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *