Desde o final do mês passado que as escolas de Ensino Médio, cursinhos pré-vestibulares e alunos concluintes esperam, com ansiedade, por um posicionamento da UFRN. O atraso da UFRN está trazendo prejuízos porque nem escolas nem alunos conseguem se planejar para o ano letivo que iniciou há mais de dois meses. O problema, segundo explica o professor do Colégio e Curso Overdose, Miranda Júnior, é que não há como definir planos de estudos já que as provas da UFRN seguem um padrão diferente.
Enquanto isso, as escolas deverão iniciar a corrida contra o tempo para poder preparar os pré-vestibulandos, acaso a decisão inclua as notas do exame nacional, ainda em 2010. “Precisamos de tempo para dar as condições ao professor de preparar os alunos”, adverte o vice-diretor do Colégio Contemporâneo”, Orestes Filho, citando o formato de provas que é realizado com questões contextualizadas em apenas dois dias enquanto que o da UFRN são três dias. Além disso, os professores estão dando aula sem saber quais conteúdos serão explorados nem quando o programa deverá ser finalizado.
Apesar das diferenças de formato e conteúdo, algumas escolas e cursinhos estão trabalhando formas alternativas para não perder tempo. O Colégio e Curso Overdose, bem como o Contemporâneo são exemplos de otimização do conteúdo para os alunos não serem prejudicados com a indecisão. O Overdose está realizando simulados nos dois modelos com questões interdisciplinares e contextualizadas e aprendendo a equacionar o tempo de resolução das provas, tendo em vista que a quantidade de questões é diferente.
Já o Contemporâneo tem trabalhado bem a contextalização dos problemas conforme exige o Enem, principalmente na abordagem das disciplinas de cálculo, como matemática, cujos professores direcionam para a aplicação prática.”Esperamos que a Comperve cumpra agora esse prazo e faça a opção por um sistema misto, adotando as duas fases do processo”, sugeriu o professor Roberto Silvetsre, coordenador do cursinho.
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