PROFESSORES ENCERRAM GREVE EM NÍSIA FLORESTA E COMEMORAM TERMOS FIRMADOS EM AUDIÊNCIA NO TJ-RN

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

11188405_428928813934265_8863493066456716700_nA greve dos professores da rede municipal de educação do município de Nísia Floresta foi encerrada nesta quinta-feira (7). A decisão foi tomada em assembleia, após audiência no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, realizada na tarde de quarta-feira, 6, que contou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal.

A audiência durou horas e as partes não entraram em consenso sobre os pontos apresentados por ambas. Coube ao desembargador Glauber Rêgo sugerir/definir os termos de conciliação, para o Poder Executivo; deflagração dum concurso público para o magistério municipal até final deste ano de 2015, e pagamento, até o dia 20 de maio, dos dias que haviam sido descontados dos salários dos educadores; aos Grevistas: suspensão imediata da greve e reposição das aulas no prazo de 120 dias.

Em relação à questão do 1/3 hora atividade, um dos pontos mais reivindicados pelos sindicalizados, a decisão judicial afirma que deverá ser solucionada na Comarca de Nísia Floresta, já que existe uma ação sobre o tema na mesma.

Para o núcleo local do Sinte/RN, a decisão é para ser comemorada. “Foi uma grande vitória para nós, sobretudo a decisão referente ao concurso em nossa área, já que o município não promove o certame há mais de 19 anos”, disse Josivaldo Nascimento – coordenador do sindicado, ao blog Nísia Digital. Ele afirmou ainda que Nísia Floresta foi uma das poucas cidades onde a greve não foi considerada ilegal.

14086_428928887267591_7979402079318459313_n
Na sede local do Sinte/RN, professores comemoram decisão. (Foto: Reprodução/Facebook)

Outras reivindicações dos grevistas – criação de um fórum municipal para a formação do Plano Municipal de Educação, realização de eleições diretas para os cargos de diretor e vice-diretor nas escolas municipais, discutir programas para formação voltadas aos profissionais em educação, entre outras – não foram discutidas na audiência, por falta de acordo, e deverão ser tratadas na comarca nisiaflorestense.

Os profissionais em educação voltaram às salas de aula nesta sexta-feira (8) e irão usar os sábados e o período de recesso para repor as aulas que não foram dadas durante o período em que a greve esteve em curso.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *