ABERTURA DO VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA MARCA O CALENDÁRIO CULTURAL DO RN

Por Redação, do Nísia Digital.

DSCN8371A Vila Feliz – lugar que encanta pela beleza e preservação natural, no distrito de Pium – está sendo palco de um dos eventos mais importantes das artes e da cultura do Brasil e da cultura hispânica: o VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA, que teve início na noite de terça-feira, dia 8. Personalidades da literatura, cultura e artes estiveram presentes no evento de abertura, que foi realizado no auditório multiuso construído especialmente para a ocasião.

Um espaço agradável que se casou perfeitamente com a proposta temática da Vila Feliz, um conjunto de casas desenhadas ao estilo dos aldeamentos do século XVII e XVIII. A abertura contou com a presença de mais de 100 pessoas que vieram do RN e de outros Estados, de Espanha e México, a fim de participarem ou como conferencistas ou congressistas.

Um dos momentos de grande emoção foi a fala do criador da Vila Feliz, Presidente do Museu do Homem Missioneiro Potiguar, Hélio de Oliveira, que tanto se alimenta da cultura quanto a promove. Basta um breve passeio pelo espaço da Vila e da área que circunda o auditório, para que o visitante possa absorver cultura em todas as direções que seu olhar se dirija. Um paraíso no meio urbano de Pium.

DSCN8384

Neilton Santana, diretor administrativo do Museu, foi o responsável pelo cerimonial de abertura do evento. Na composição da mesa, além de Hélio, estavam presentes a Pró-reitora adjunta de Extensão da UFRN, Maria Conceição Fraga – representando a reitora Angela Paiva; o superintendente do Iphan no RN, Onésimo Gerônimo; a presidente do CEIB, Beatriz Coelho, e o diretor técnico do SEBRAE, João Hélio Costa Cavalcante Junior. Além de muitos nomes de destaque da museologia, com Daliana Cascudo, diretora do Instituto Câmara Cascudo.

A professora Rejane de Souza, que faz parte da equipe gestora do Museu do Homem Missioneiro Potiguar, como primeira conselheira fiscal, também se fez presente, contribuindo na parte da divulgação do evento.

DSCN8377

Após as falas de aberturas, os convidados foram agraciados pela apresentação musical do Grupo Trotamundos – Cia de Artes. E em seguida, foi oferecido um coquetel aos participantes. Uma noite de muita leveza e requinte em todo processo de organização.

O evento segue até dia 11 de outubro com conferências, oficinas e palestras.

O Nísia Digital esteve cobrindo o evento e traz uma galeria de fotos. Confira logo abaixo (créditos das fotos: Agripino Junior/ND):

DSCN8380

DSCN8381

DSCN8382

DSCN8386

DSCN8387

DSCN8392

DSCN8396

DSCN8399

DSCN8403

DSCN8410

DSCN8412

DSCN8414

DSCN8375

DSCN8415

DSCN8418

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *