PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA YAYÁ PAIVA CELEBRAM DANÇAS DE DIVERSAS NAÇÕES NO “IV FEST YAYÁ”

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN7904A principal escola pública de Nísia Floresta, a Escola Municipal Yayá Paiva (EMYP), também ficou conhecida por realizar seus belos eventos. O mais recente está acontecendo durante todo o dia de hoje (11). Denominado “IV Fest Yayá”, o evento de cunho cultural e artístico, engloba professores e alunos que estão apresentando as danças características de diversos países do mundo. O Nísia Digital acompanhou as apresentações do turno vespertino.

O Fest Yayá envolveu diversas turmas que ensaiaram por um determinado tempo, para se apresentar da melhor forma possível. Uns grupos mais bem elaborados que outros, mas todos realizaram o que foi planejado e agradoaram aqueles que puderam entrar e acompanhar as danças.

Devido incidentes ocorridos na escola em outros eventos abertos à população, a direção achou melhor limitar o acesso aos funcionários da EMYP e, logicamente, para os alunos. Como o número de estudantes nos turnos é bastante grande, as apresentações ficaram longe de não terem público.

A convite da direção, o ND esteve presente ao evento e traz agora uma galeria com fotos dos melhores momentos das inúmeras coreografias apresentadas, enaltecendo a cultura de países como Estados Unidos, Japão, Japão, Portugal, Argentina, Grécia, entre outros. Veja logo abaixo (créditos: Agripino Junior/ND):

DSCN7848

DSCN7849

DSCN7851

DSCN7857

DSCN7861

DSCN7921

DSCN7858

DSCN7859

DSCN7866

DSCN7871DSCN7873DSCN7874DSCN7876

DSCN7882

DSCN7885

DSCN7886

DSCN7887

DSCN7893

DSCN7897

DSCN7898DSCN7899

DSCN7902

DSCN7906

DSCN7916

DSCN7925

DSCN7924

DSCN7928

DSCN7933

DSCN7863

DSCN7895

DSCN7934

Publicidade

Compartilhe

11 respostas para “PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA YAYÁ PAIVA CELEBRAM DANÇAS DE DIVERSAS NAÇÕES NO “IV FEST YAYÁ””

  1. Jose Carlos

    Espero que essa dança não se repita no ENEM .

    1. Com certeza não. Em relação a outras escola, fique certo essa se destaca!

      1. Jose Carlos

        Ta bom , sei … apresente os dados comparativos !

  2. nilson

    Existem ‘n’ canais para se acrescentar conhecimento e informação sobre culturas especifica de cada nação, mesmo que o modelo globalizado pelos os que defendem a ideologia neoliberal tentem diluir culturas para que assim possam dominá-las, os pontos de vistas dependem da ótica do crítico, pelo menos a participação dos 100% dos alunos do 2º E turno vespertino, procurou interpretar sob uma visão crítica, a ideologia cultural do país a quem nos coube representar no Fest-Yayá 2013. Abrimos com a maior bandeiro apresentado no festival com 7 m x 4 m representado o domínio geopolítico dos EUA sobre o restante do mundo, como cenário, seguido de um apresentador na TV que convida toda a plateia a assistir o show “Todo O Mundo em Pânico” colocamos o “O” no meio do título de um filme onde a sátira do cinema americano é explorado e assistido por milhões de adolescentes, seguiu à caixa preta rotuladas com a marca dos ícones das redes sociais, suspensa por fitas azuis, brancas e vermelhas que nas suas extremidade tinham quengas de coco representado telefones alusivo a espionagem americana no mundo e em especial ao governo e empresas brasileiras, nos movimentos coreografados era suspensa com o tema de missão impossível, usamos fumaça pra relacionar as armas químicas, tivemos ainda questionamentos sobre a música e a dança de rua a cultura pop, sempre no sentido do deboche. Eis o texto citado pelo apresentador de TV na abertura. Boa Tarde! O 2º E apresenta “Todo O Mundo em Pânico” no FEST-YaYá 2013, traduzido na dança e na música dos Estados Unidos da América (USA), para o resto do mundo, como um canal ideológico cultural, aliado ao poder econômico, cibernético e militar, para se manter líder do planeta. Não à invasão da Síria! “A violência nunca gera paz. A guerra gera guerra, a violência gera violência” Papa Francisco. Não leciono Arte, Cultura, Geografia, Língua portuguesa ou História, mas acredito que o trabalho pesquisado e apresentado por eles, tenho certeza que aprenderam coisas relevantes e ainda por cima encantaram o público.

    1. Jose Carlos

      A ideia foi boa mas já algum tempo os Estados Unidos deixaram de ser esse líder que vocês disseram. Outra coisa que não entendi , se o objetivo era criticar o domínio social , econômico e cultural americano por que fazer alusão as armas químicas usadas na Siria ? Se o objetivo era criticar a provavel invasão escolheram a forma errada.
      Outra coisa que eu observei , porque tanto ódio dos EUA e seu estilo de vida ? Parece coisa de gente que ressentida . Talvez para essas pessoas seja melhor morar em Cuba ou na Coreia do Norte . Talvez no Afeganistão , etc …

  3. Bismarck Pereira Sátiro

    Parabéns Nilson pelo excelente comentário e ao blog ND pela excelente cobertura desse grande evento cultural e muito educativo para os jovens de Nísia Floresta. As apresentações, as mensagens passadas aos presentes estão em alto nível e com certeza, aqueles que forem fazer o ENEM estão com mais conhecimentos. Parabéns a todos que fazem a Escola Yayá Payva.

    1. Jose Carlos

      Mais conhecimento para o ENEM não é Bismarck ? Então vamos lá : Dançar representando as nações vai ajudar em que na hora da redação , na hora de entender a reação quimica , a formula fisica , a equação matemática , o domínio da norma culta , a biologia , a historia , a geografia , etc… Sátiro , enquanto os alunos ficam fazendo eventos musicais os seus concorrentes diretos estão com a cara no livro . Não ha outra forma de se dar bem não apenas no ENEM , mas em qualquer outro concurso onde seus conhecimentos tenham que ser colocados a prova. Suas palavras parecem discurso do governo Dilma e essa piada que tem sido o MEC. E o proprio Nilson sabe que esse tipo de evento não ajuda em nada para desenvolver o nível acadêmico dos alunos .

      1. Bismarck Pereira Sátiro

        Pobre coitado, não vou nem comentar. Pobre coitado… Deus, perdoa esse pobre coitado que não sabe o que diz….

        1. Jose Carlos

          Entao vc acha que só pelo fato de expor minha opinião sou um pobre coitado ? Ao invez de me chamar disso , combata meu ponto de vista usando argumentos ; ou será tao complicado assim ?

          1. Bismarck Pereira Sátiro

            Pobre coitado de inteligência, de argumentos, enfim, acho que de tudo, por isso sem comentários…

          2. Anitta

            Os políticos não querem mentes pensantes, é perigoso pra eles, então precisam acreditar que o povo é pobre coitado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *