PROFª REJANE PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO ACERVO DIGITAL DE CARTAS DE CASCUDO, A CONVITE DA DIRETORA DO INSTITUTO DALIANA CASCUDO

Por Redação, do Nísia Digital.

019O evento de lançamento do acervo digital das 27 mil cartas de Câmara Cascudo ocorreu no dia 30 de julho (ontem) no Auditório do Instituto, que foi a residência do folclorista. A data histórica contou com a presença de acadêmicos, autoridades locais, amigos, familiares e admiradores de Câmara Cascudo. No acervo, há correspondências com nomes ilustre da literatura, cultura e da história brasileira como Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Getúlio Vargas e muitos outros.

Uma dupla comemoração, tendo em vista que a data marca os 27 anos de morte de Luiz Câmara Cascudo. A convite da Presidente do Instituto Câmara Cascudo, a escritora Ana Maria Cascudo, e de sua filha Daliana Cascudo, Diretora da instituição, a professora Rejane de Souza esteve partilhando com todos desse momento de suma importância para a cultura do RN.

016

Como prova de carinho e amizade, a presença da professora Rejane foi registrada em público pelo cerimonial do evento. Além de prestigiar um acontecimento tão memorável para o universo acadêmico, uma vez que o acervo será disponibilizado no espaço do Instituto para pesquisadores, a professora também reencontrou amigos e ex-professores da UFRN, como o professor doutor Humberto Hermenegildo do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem- PPgel, grande pesquisador da obra cascudiana. E a professora- doutora Magnólia Araújo do Departamento de Biologia da UFRN, que é esposa do professor Humberto.

011

Além do amigo cordelista Marciano Medeiros que recitou um cordel em homenagem a Câmara Cascudo, criado por ele. Durante o lançamento, falaram: a presidente do Ludovicus, Anna Maria Cascudo Barreto, filha de Cascudo. Ela, emocionada, citou que “a atualização e modernização da obra do escritor é algo miraculoso”, já que permitirá o acesso das novas gerações ao acervo cultural cascudiano.

Em seguida, a neta e diretora do Instituto, Daliana Cascudo, neta do folclorista afirmou que a ideia de digitalizar as cartas começou desde o início do Ludovicus, em 2003, que de início seriam somente 15 mil cartas quem no processo, resultou em 27 mil. “Com elas, possibilitamos o acesso a um legado de conhecimento histórico presente naqueles escritos”.

014

Após a cerimônia, os presentes foram convidados para visitar a exposição no hall do Instituto, local onde foi oferecido um coquetel. As cartas de Câmara Cascudo estão disponíveis para pesquisa a partir de amanhã (1º), no Ludovicus, localizado à Avenida Câmara Cascudo, 377, Cidade-Alta, Natal/RN. Para ter acesso à obra digitalizada, é necessário agendar horário com o Instituto. Os telefones para contato são (84) 3222-3293 e (84) 3221-0131.

Publicidade

Compartilhe