Por Redação, do Nísia Digital.
O evento de lançamento do acervo digital das 27 mil cartas de Câmara Cascudo ocorreu no dia 30 de julho (ontem) no Auditório do Instituto, que foi a residência do folclorista. A data histórica contou com a presença de acadêmicos, autoridades locais, amigos, familiares e admiradores de Câmara Cascudo. No acervo, há correspondências com nomes ilustre da literatura, cultura e da história brasileira como Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Getúlio Vargas e muitos outros.
Uma dupla comemoração, tendo em vista que a data marca os 27 anos de morte de Luiz Câmara Cascudo. A convite da Presidente do Instituto Câmara Cascudo, a escritora Ana Maria Cascudo, e de sua filha Daliana Cascudo, Diretora da instituição, a professora Rejane de Souza esteve partilhando com todos desse momento de suma importância para a cultura do RN.
Como prova de carinho e amizade, a presença da professora Rejane foi registrada em público pelo cerimonial do evento. Além de prestigiar um acontecimento tão memorável para o universo acadêmico, uma vez que o acervo será disponibilizado no espaço do Instituto para pesquisadores, a professora também reencontrou amigos e ex-professores da UFRN, como o professor doutor Humberto Hermenegildo do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem- PPgel, grande pesquisador da obra cascudiana. E a professora- doutora Magnólia Araújo do Departamento de Biologia da UFRN, que é esposa do professor Humberto.
Além do amigo cordelista Marciano Medeiros que recitou um cordel em homenagem a Câmara Cascudo, criado por ele. Durante o lançamento, falaram: a presidente do Ludovicus, Anna Maria Cascudo Barreto, filha de Cascudo. Ela, emocionada, citou que “a atualização e modernização da obra do escritor é algo miraculoso”, já que permitirá o acesso das novas gerações ao acervo cultural cascudiano.
Em seguida, a neta e diretora do Instituto, Daliana Cascudo, neta do folclorista afirmou que a ideia de digitalizar as cartas começou desde o início do Ludovicus, em 2003, que de início seriam somente 15 mil cartas quem no processo, resultou em 27 mil. “Com elas, possibilitamos o acesso a um legado de conhecimento histórico presente naqueles escritos”.
Após a cerimônia, os presentes foram convidados para visitar a exposição no hall do Instituto, local onde foi oferecido um coquetel. As cartas de Câmara Cascudo estão disponíveis para pesquisa a partir de amanhã (1º), no Ludovicus, localizado à Avenida Câmara Cascudo, 377, Cidade-Alta, Natal/RN. Para ter acesso à obra digitalizada, é necessário agendar horário com o Instituto. Os telefones para contato são (84) 3222-3293 e (84) 3221-0131.
Publicidade
Deixe um comentário