II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NÍSIA FLORESTA (PARTE II)

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN5074A II Conferência Municipal de Cultura de Nísia Floresta teve sequência a partir das 14h da tarde desta terça-feira (10). Cerca de duas turmas da Escola Yayá Paiva prestigiaram as atividades que contaram com contação de histórias, exibição de filmes, danças e apresentações culturais. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal. Além da prefeita Camila, a secretária de finanças, Maria do Carmo Maciel; o secretário de agricultura e pesca, Anadelson Gadelha, e o vereador Jorge Januário, também estiveram presentes no encerramento.

No interior do museu foi feita exibição e debates sobre alguns filmes nacionais. No lado externo, a arte-educadora, Dorinha Timóteo e o seu grupo voltaram a ser destaque com a contações de história e danças. Nesse momento, o mestre do boi-de-reis mirim da comunidade do Porto, Sr. Canindé, participou e também foi homenageado pelo grupo, que é ligado à SEEC-RN.

DSCN5018

DSCN5019

DSCN5020

Expressão cultural e tradicional do distrito de Campo de Santana, o Coco Roda, também fez a sua apresentação. O grupo é composto, em sua maioria por idosos, mas também tem alguns componentes mais jovens. A energia do grupo e de suas canções contagiaram à todos os presentes, embora alguns jovens tivessem ficados indiferentes, mostrando que eventos como esses precisam ser realizados mais vezes para que o povo de Nísia Floresta continue com sua identidade cultural.

DSCN5022

DSCN5024

DSCN5025

A conferência teve sua culminância a noite. Um coquete foi servido a partir das 19h e, em seguida, começaram as apresentações culturais. Os primeiros foram os meninos do orquestra de sanfonas do Museu do Vaqueiro de São José de Mipibu, um projeto de Marcos Lopes, que tem se apresentado em diversos lugares do Rio Grande do Norte, sempre trazendo canções tradicionais da região nordestina.

DSCN5030

DSCN5032

DSCN5036

Dando continuidade à noite festiva, a jovem estudante Gabriella Carvalho, moradora da comunidade do Porto, foi coroada como “Miss Nísia Floresta 2013”, pela prefeita Camila Ferreira. Também houve a apresentação do tradicional boi-de-reis-mirim também do Porto, comandados pelo Mestre Canindé, um dos grandes nomes da cultura nisiafloretenses, que fechou com chave de ouro o evento, por volta das 21h.

DSCN5045

DSCN5059

DSCN5071

Antes das apresentações, foram definidos os delegados locais, do poder público e da sociedade civil, que irão participar da conferência estadual de cultura, com data ainda não definida, e que também poderão participar da conferência nacional.

Publicidade

Compartilhe

Uma resposta para “II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NÍSIA FLORESTA (PARTE II)”

  1. claudia

    Nísia floresta é um lugar belíssimo, tem uma história muito interessante! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *