É POSSÍVEL CUMPRIR DIETA DURANTE FESTAS JUNINAS?

Por Ana Maria Morais, Nutricionista e colunista do Nísia Digital.

fogueira1Mais um ano passa “voando” e já estamos em pleno mês junino. Mês que nos lembra o bom forró de base (baião e rasta-pé), onde algumas cidades e estabelecimentos se enfeitam, onde temos pratos deliciosos típicos de nossa rica culinária nordestina. Este é o mês das tradicionais festas juninas (que se prolongam pelo próximo mês e já passaram a ser conhecidas como julinas). Homenageamos Santo Antonio, São João e São Pedro, e com essa desculpa, nos acabamos nas delícias tipicamente caipiras.

Durante os meus quatro anos de graduação e quase três anos atuando como Nutricionista, constatei através de exames bioquímicos que após o período das festas juninas e “julinas” vários pacientes hipertensos e diabéticos retornaram ao ambulatório de Nutrição com as taxas de glicemia, triglicerídeos e colesterol elevados. E é claro que a maioria deles já tem consciência de onde veio esse rápido aumento.

Pensando nisso, estou sugerindo alguns pratos para que esses pacientes possam consumir. A dica também se estende aos pacientes com sobrepeso e obesidade, pois como bem sabemos o excesso de açucares também se transforma em gordura e vice-versa.

Ao público que encontra-se com seus exames bioquímicos em dia, podem comer os pratos regionais a vontade. Porém, não exagerem, por que o excesso de qualquer alimento acarreta danos em nosso organismo. Se não for de imediato poderá desencadear no futuro.

Para que os “docinhos caipiras” não fiquem de fora dos festejos, eis algumas receitinhas diet, mas lembrando: deleite-se com moderação e se for comprado em comércios fiquem atentos com o prazo de validade.

BOLO DE MILHO ZERO AÇÚCAR

bolo de milho zero açucar

Ingredientes
3 ovos (150g)
1 embalagem de milho verde escorrido
1 xícara (chá) de leite desnatado (200ml)
1 xícara (chá) de adoçante em pó para culinária
7 colheres (sopa) de fubá (80g)
½ xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (sopa) de fermento em pó químico (12g)
Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma fôrma de pudim de 18cm de diâmetro untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno médio pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

CANJICA DIET I

canjica dietIngredientes:
02 xícaras de canjica
Água o suficiente para cozinhá-la
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 receita de leite condensado diet
50 gr de coco ralado sem açúcar
½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído
2 colheres (sopa) de multiadoçante
cravos da Índia e canela em pau a gosto
Modo de Preparo: Cozinhe a canjica com a água em panela de pressão até ficar bem cozida. Acrescente o leite condensado, o leite, o coco, o multiadoçante, os cravos e canela. Deixe por +/- 20 minutos em fogo bem baixo. Sirva com o amendoim.

CANJICA DIET II

Ingredientes:
500 gr de canjica
1 1/2 xícara(s) (chá) de leite em pó desnatado
1 1/2 xícara(s) (chá) de água
4 xícara(s) (chá) de leite desnatado
1 xícara(s) (chá) de adoçante
1 vidro(s) de leite de coco light
2 unidade(s) de canela em pau grande(s)
5 unidade(s) de cravo-da-índia
1 colher(es) (sopa) de margarina light
Modo de Preparo: Deixe os grãos de molho em água na véspera. Cozinhe-os em água suficiente cerca de uma hora e meia a duas horas em panela comum ou de 30 a 45 minutos em panela de pressão com o cravo e canela. Bata o leite com o leite em pó, o adoçante e o leite de coco no liquidificador  , quando os grãos estiverem macios junte o batido de leite e a margarina e deixe ferver mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Ferva por cerca de 10 minutos e desligue o fogo deixando descansar por uma hora antes de servir.

DOCINHO DE BATATA DIET

docinho de batata dietIngredientes:
3 batatas doces roxa ou amarela
1/2 xícara de chá de leite desnatado
2 colheres de sopa de adoçante forno e fogão
2 colheres de sobremesa de canela em pó
Modo de Preparo: Descasque as batatas. Coloque em uma panela com água fria e leve ao fogo médio com a panela semi-tampada até amolecer. Depois escorra as batatas e ainda quente amasse-as. Em uma panela coloque essa massa de batata doce, o adoçante e o leite, leve ao fogo brando, mexe sempre até que solte do fundo da panela. Coloque a massa em um prato fundo, espere esfriar. Com o auxílio de uma colher de sobremesa faça bolinhas e depois polvilhe um pouco de adoçante.
Dicas: Acrescentar leite condensado diet, chocolate em pó sem açúcar e 02 colheres de margarina light à massa de batata doce e levar ao fogo brando, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Esperar esfriar, enrolar e polvilhar com achocolatado em pó sem açúcar ou adoçante em pó misturado com canela.

BOLO DIET DE MAÇÃS E CANELA

bolo diete de maçã e canela

Ingredientes:
3 unidade(s) de ovo
1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
2 colher(es) (sobremesa) de amido de milho
1/2 xícara(s) (chá) de leite desna1 colher(es) (café) de cravo-da-índia moído(s)
1 colher(es) (café) de noz-moscada
1 colher(es) (café) de canela-da-china em pó
1/2 xícara(s) (chá) de uva passa sem semente(s)
2 unidade(s) de maçã sem casca(s) e picada(s)
quanto baste de margarina Qualy para untar
1/2 xícara(s) (chá) de água
E quanto baste de adoçante
Modo de preparo: Na batedeira, bata as claras em ponto de neve e acrescente as gemas uma a uma. Pare de bater e incorpore delicadamente a farinha de trigo peneirada, o fermento e o amido de milho, intercalando com o leite. Por último, acrescente as especiarias (cravo-da-Índia moído, noz-moscada, canela em pó), as passas e a maçã. Coloque em uma fôrma redonda (22 cm) de aro removível, previamente untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno, pré-aquecido e moderado (180ºC), durante aproximadamente 25 minutos. Enquanto isso, misture em um recipiente a água com canela e adoçante à gosto. Reserve. Depois de assado, retire o bolo do forno, fure-o com o auxílio de um garfo e regue-o com a calda reservada. Espere esfriar e sirva.

TAPIOCA DIET

tapioca dietModo de preparo:
Para cada xícara de goma, utilizar 1 C de linhaça, aveia ou gergelim.
Levar ao fogo da mesma forma da tapioca comum.
Depois de pronta pode passar uma ponta de requeijão light.

Publicidade

Compartilhe