DIA DO EVANGÉLICO FICA FORA DO CALENDÁRIO PRÉVIO DE EVENTOS ENTREGUE À CMNF

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN0016Na sessão da última quarta-feira (5), foi apresentado um calendário enviado pela Secretaria de Turismo de Nísia Floresta, onde constava algumas datas onde já foram e irão ser realizado algum tipo de evento, o mesmo foi solicitado quando o secretário Luís Filipe Duarte esteve na casa legislativa falando sobre sua pasta. Entretanto, o fato de não ter constatado o Dia do Evangélico, que já vem alguns anos sendo bastante celebrado na cidade, não agradou principalmente a vereadora Polyana Dias (PPS).

“Gostaria apenas de fazer uma retificação nesse documento enviado pela secretaria de turismo, pois não fala nada sobre o Dia do Evangélico, que nós celebramos já há muitos anos, se tornando uma tradição e nossa cidade”, declarou Polyana, que foi a responsável pelo projeto de lei que criou este grande evento religioso de Nísia.

Outros vereadores presentes na sessão da Câmara Municipal de Nísia Floresta também notaram que não constava o dia que marca a emancipação político do município, no mês de fevereiro. Solicitaram ainda que no próximo ano, essa data seja comemorada como deveria, já que praticamente vem passando despercebida há muitos anos.

A secretaria informou ao Nísia Digital que, primeiramente, o calendário é prévio e consta eventos que a Prefeitura promoveu ou colaborou ativamente ou que ainda irá realizar ou dá um apoio concreto. Disse ainda que alterações seriam feitas naturalmente e que o documento não tratava de datas comemorativas em si, mas era mais voltada para eventos.

Em relação ao Dia do Evangélico, a secretaria disse que irá procurar a União das Igrejas Evangélicas de Nísia Floresta (UNENF), para conseguir mais detalhes sobre o evento e inserir no calendário e que não foi a intenção excluí-lo do hall de grandes eventos nisiaflorestenses.

Publicidade

Compartilhe

12 respostas para “DIA DO EVANGÉLICO FICA FORA DO CALENDÁRIO PRÉVIO DE EVENTOS ENTREGUE À CMNF”

  1. Josiane Braz

    Nada haver colocar o dia do evangélico no calendário de Nísia, assim vamos ter que colocar um monte de eventos no calendário que tem em Nísia q tão pouco a câmara do poder legislativo da importância.

    1. ariosvaldo albuquerque

      Já demonstra a falta de respeito com o dia do evangélico, que é lei, este dia aprovado pela câmara e sancionado pelo prefeito, se isso não for o bastante para que haja respeito ao publico desse evento, ao menos deveria ser lembrado o serviço prestado pelas igrejas evangélicas, imagine que nesses eventos como festa do balão, quando terminar jovens terão se drogado, crianças abortadas, iniciação as drogas ao álcool, estupro, roubo e até agressão, homicídios e tentativas, pergunte se nos anos em que houve a festa evangélica se ocorreu alguma dessas ocorrências logo será mais viável eventos religiosos do que estes eventos que em nada melhoram o nosso município. sem levar em conta que esses eventos religiosos as igrejas pagam a maior parte, falando nisso ano passado a prefeitura ajudou com menos de 8 mil reais. já a festa do balão custa aos cofres públicos cerca de 80 mil reais, este dinheiro gasto com os evangélicos é um vez por ano, quantas festas como festa do balão, barreta gay, e outras custam no ano a prefeitura, este dinheiro faz falta na educação, saúde, obras e outras tantas, pergunte se este dinheiro gasto com festas o quanto ajudaria o povo de timbó no calçamento ou asfalto no acesso aquela comunidade.

  2. Francinha

    Onde a gente pode ver esse calendário? Será que ele prevê algum evento nas praias, onde o povo ( e as comunidades de Nísia)vive de turismo? ou é só oba-oba? Se for só oba-oba… melhor nem divulgar…Aposto que só tem festa dos apadrinhados do pai da prefeita. Viva o dia do evangélico!!

  3. Israel Ferreira

    Parabéns Ver. Polyana Dias, por se lembrar desse evento que reúne muitas pessoas locais e de fora do município…

  4. janete lisboa

    Nobre vereadora, sem duvida a Igreja Evangélica, assim como a Católica tem prestado um excelente trabalho a população de Nisia Floresta, mas a senhora deveria se preocupar mais com as promessas de campanha feitas as pessoas que trabalharam para ajudar a elege-la vereadora, de elaborar projetos que abordem temas que envolvam: saúde, educação, saneamento basico, segurança publica dentre outros, pois não é o fato de colocar no calendário o dia do evangélico que irá torna-lo mais ou menos importante, mas, se a senhora esquecer quem de fato merece ser lembrado talvez não tenha a oportunidade de opinar quem ou o que irá entrar no calendário de Nisia Floresta.

  5. Ana Maria de Morais

    Bom, gostaria apenas de frisar que o “dia do evangélico” não pode ser considerado um evento de TRADIÇÃO em nosso município. Se fizermos uma rápida pesquisa constataremos que festa tradicional é aquela que passa de pai para filho, por diversas gerações, como por exemplo: festas de padroeiros, festas juninas, festa italiana… Então, o dia do evangélico não pode ser considerado festa tradicional, pelo fato de ter apenas 3 edições realizadas em nosso município. Concordo sim, que deve ser uma data lembrada e até respeitada, como deve ser respeitada a festa de Nossa Padroeira. Não entendo por que não aprovam o DIA DO CRISTÃO, o dia que todos os cristãos sejam católicos ou evangélicos se unem em oração e fazem diversas atividades juntos. Aqui em nossa cidade ainda é UTOPIA. Porém, esse grandioso evento já acontece em alguma cidades do interior de Santa Catarina, onde Padres e Pastores e seus fieis se unem pedindo a DEUS paz e amor. E todos se amam e se respeitam, vivem na unidade!!!

  6. everton gomes

    Quero concordar com o comentario de Ariosvaldo, a prefeitura inclue em seu calendario muitas festas que não trazem resutado nenhum de forma positiva, O dia do Evangélico virou um marco entre o povo desse seguimento e se não deve ter a ajuda da prefeitura por não ser uma tradição, que tenha essa ajuda pelo trabalho social que o acompanha, lembro-me de uma das edições, onde foi celebrado um casamento coletivo, dezenas de casais com problemas frente a burocracia para contrair os laços matrimoniais, tiveram um sonho realizado. O dia do evangelico não é apenas um mero evento, mais uma bandeira hasteada em favor da família e do bem comum da sociedade… conheço a boa vontade da equipe que trabalha por esse dia, onde muitas vezes não podem ir além dos seus projetos por falta de recursos… A exclusão desse dia do calendario do nosso municipio, não causa desagrado apenas a vereadora polyana, mais a todos os evangelicos de Nísia Floresta.
    Se a festa do balão pode ter a ajuda do municipio, pq o dia do evangélico não pode ter? (alguém pode responder: pq não é tradição) Então qual a tradição que o barreta gay tem pra arrastar uma boa verba dos cofres do nosso municipio?… Lamento por isso.
    Parabens a vereadora polyana independente das promessas de campanha, o assunto que está em pauta não é este. Estamos juntos nessa luta.

  7. Thalita

    Minha gente, que materia e discussão desnecessária. Claro que o dia do evangelico nao pode entrar para o calendario de uma prefeitura. Pq a prefeitura so ajuda mas o evento é “particular”. Se for assim a festa da padroeira tem que entrar tambem e todas os outros eventos. So entra no calendario da prefeitura o que é da competencia da prefeitura organizar.

    1. José Carlos

      Concordo com você Thalita quando você usa a palavra “desnecessária” , pois ela se encaixa muito bem com o seu comentário.

    2. ariosvaldo albuquerque

      Então cara Thalita se vc diz que é particular, então não deveria ser através de um projeto de lei a formalização desta data e do evento, quando foi levado a camara e sancionado pelo prefeito esta data entra legalmente para o calendário do municipio, diferente de uma festa como a reinauguração do templo da assembleia de Deus em nosso cidade, por tratar se de uma instituição publica de direitos privados.

  8. Livramento

    Gente deixem dessas discussões! Quando Jesus esteve pregando foi para todos.

    1. ariosvaldo albuquerque

      Até para a prefeita e os secretarios? livramento avise a eles se vc os encontrar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *