TENSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA VEM DIMINUINDO A CADA SESSÃO

Por Ericleiton dos Anjos, do Nísia Digital.

DSCN3946Na manhã desta quarta feira (20), os vereadores estiveram presentes  em  mais uma reunião  na  Câmara Municipal de Nísia Floresta. A 6 ª sessão ordinária da  atual legislatura teve como um dos destaques a leitura de um projeto de resolução que permite  que haja candidatura avulsas aos cargos da mesa diretora da CMNF. Com um ambiente mais tranquilo em relação aos últimos encontros, os parlamentares continuaram apresentando os requerimentos, porém com números mais modestos em comparação com as anteriores.

Eugênio Gondim aproveitou a sessão de ontem para responder ao presidente do SINTE Nísia, Josivaldo Nascimento (Papeto), que teria insinuado  que o vereador estaria sendo oportunista em relação a convocação para uma audiência publica com a presença da Empresa Barros/Trampolim e o DER, para discutir o problema do transporte coletivo Nísia/Natal, já que o professor foi um dos que tomaram a iniciativa de produzir um abaixo-assinado que obteve mais de 1000 assinaturas. Eugenio respondeu que nunca passou pela cabeça dele fazer esse tipo de coisa e que convocou a audiência com o intuído de ajudar a população.

Outro assunto muito debatido pelos vereadores Marcelo Mesquita, Leila Emiliano, Daniel  Marinho, Jorge Januário, Eugênio Gondim e Zé Nilton foi  a situação dos moradores da rua Bela Vista, em Búzios. Lá, mais de 40 famílias correm o risco de ficarem sem iluminação publica. Segundo o vereador Marcelo Mesquita, a retirada dos postes está acontecendo pelo  fato da  localidade está situada em uma Área de Preservação Permanente (APP) e por isso a situação deve ser encaminhada ao IDEMA o mais rápido possível, já que o prazo para a retirada dos postes expira neste mês.

DSCN3947

O aniversario do presidente da mesa diretora, Jorge Januário foi lembrado durante o fim de cada  discurso; um a um, os vereadores prestaram sua homenagem ao chefe do legislativo municipal.

Projeto de Resolução nº 002/2013

Sobre o projeto de resolução, a equipe do Nísia Digital procurou o vereador Daniel Marinho  e obteve o seguinte esclarecimento: Foi lido na sessão da ultima quarta, o Projeto de Resolução nº 002/2013 de Autoria do vereador  Eugênio Gondim. O mesmo visa a alteração do parágrafo primeiro do Art. 13 do Regimento Interno da casa que trata da eleição da mesa diretora, permitindo que haja candidaturas avulsas aos cargos da mesa diretora da Câmara Municipal de Nísia Floresta.

O que muda?

Atualmente só pode ser registrada chapa completa para a eleição da mesa. Essa chapa completa é formada pelo Presidente; Vice-presidente; 1º secretário e 2º secretário, ou seja, 4 vereadores. Se não conseguir formar a chapa o vereador não pode concorrer a nenhum cargo. E, se aprovada o projeto de resolução qualquer vereador poderá concorrer isoladamente a qualquer dos quatro cargos da mesa diretora sem precisar compor a chapa. Ocorrerá eleição para cada cargo que compõe a mesa diretora. O projeto não foi votado, seguiu para as comissões legislativas da Câmara para emissão de parecer e, em seguida, voltará à pauta para apreciação do plenário.

Publicidade

Compartilhe

12 respostas para “TENSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA VEM DIMINUINDO A CADA SESSÃO”

  1. Ajosenildo

    A ideia é não haver mais conflitos, uma vez que os CONTRATOS em questão nas Assembleias anteriores certamente já foram distribuídos, “pra quê aperreio mais”.

  2. clebson

    CAPITOLO 1º É caros nizienses o problema em búzios localizado na rua bela vista um local onde hoje vivem mais de 70% dos moradores e eleitores desta comunidade não é a (APP) ARÉA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, até por que já tiveram algumas aldiencias públicas e foi discultido isso até com a prefeitura, camara de vereadores, ministerio público, idema, ibama, demais autoridades sociedade de nizia floresta e tinha sido discultido que desda decáda de 70.

  3. TALITA FERREIRA DE ALCÂNTARA

    Talvez os conflitos estejam acabando lá, mais gostaria de saber dos vereadores e da prefeita cadê as merendas das escolas ????então cadê as merendas????

    1. As merendas estão indo pra o bolso deles. SIMPLES ASSIM, e o povo fica calado diante de tudo isso. Esse é o único município que se cala diante desses absurdos quem vem ocorrendo nesta cidade: falta de merenda, falta de saneamento básico, falta de transporte, falta de emprego, falta de professores capacitados para lecionar determinadas disciplinas, falta de material pedagógico nas escolas, falta de iluminação nas ruas, falat de empresas na cidade, desvio de verba constante, etc, etc, etc e o povo calado. Eu por exemplo estou me mobilizando no que me inquieta, e vc? o que fará para mudar o que lhe incomoda?

  4. São nossos ilustres vereadores de Nísia Floresta! Imagine, também, quem hoje não quer mamar nas tetas à custa dos impostos quem pagamos!

  5. clebson

    capitulo 2º ratificando (APP) area de preservação permanente. Desda desta decada de 70 foi feito o desmebramento destas areas onde é dito hoje como loteamento prainha I, isso na quela época então vejam só como é de conhecimento de todos se ja existe o loteamento autorizado pala prefeitura na epoca, liberado pelos orgãos que tratavam sobre o meio ambiente na mesma epoca “ESTADO” e foi vendido pelas imobiliarias desde aquela epoca e como vem sendo vendido ate os dias atuais. pergunto quem é o culpado a polpulação carente que mora na bela vista ou os orgãos estadual, municipal e setor privado, não o culpado vai ser o povo como sempre a camada mais fragil como sempre diz o ditado popular” O pal só quebra no mais fraco” estou começando a ver que é verdade, fico a me perguntar e quem comprou os terrenos e tem casa com escritura publica, escritura particular, todos com documentos provando que ali é um loteamento des de mapas certidões expedidas pela prefeitura, cartorio, imobiliarias e demais orgãos. É como fica e terminado uma canpanha politica tudo vem a tona porque? vale salientar que o administrador seja ele do municipio , estado qual quer que seja, tenho serrtesa que esta na constituição “o mesmo eleito tem como dever zelar palos anceios da população”. obs vem mais por ai aguardem

  6. clebson

    capitulo 3° os moradores da bela vista estão indignados pois no periodo eleitoral eram 1000 promessas hoje a mesma eleita ainda não teve se quer o bom senso de vir ao menos falar a comunidade nunha reunião ou audiencia publica para tentar trazer ao menos dignidade a estas pessoas que até então estão clamando por ajuda! e me perguntam oque podemos fazer? aquardem o desfecho.

  7. na verdade é bem feito pra os que acreditaram nas promessas de uma menina, realmente muitos não metiram, uma menina mesmo. liguei hj pra prefeitura tentando falar com ela e simplesmente me disseram que ela não estava e não tem data marcada pra estar na prefeitura.É pra fazer história. o pior que daqui a 4 anos se eles chegarem com 100 reais pra comprar voto eles aceitam e ainda votam. povo burro

  8. everton

    o povo de nisia está atento quem viver verá

  9. Pode até está atento, mas não se mobilizam, o que é pior. Vcs são cidadãos nisiaflorestenses que devem cobrar pelo bem da população, não é certo uma prefeita fingir que governa um município, quando na verdade quem governa é o pai, não é certo ficarem calados diante de tanta coisa errda que está acontecendo, falta de merenda, ruas com muitos matos e sem iluminação e asfalto, porque foi isso que vi ao passar numa rua em frente a secretaria de obars , eles iniciaram o asfalto ao lado do clube dos idosos e não concluíram, e a rua permaneceu cheia de matos. Isso me deixa indignada a população vendo tudo isso e nada faz pra mudar. Se vcs votaram nessa menina reividiquem seus direitos, não se comportem como pessoas passivas. Se movam povo.

  10. everton gomes

    maria…precisamos fazer uma grande mobilização, acionar o ministério público… alguma coisa precisamos fazer. Alô oposição, nos ajude… Contamos com vcs Marize Leite, Josivaldo Papeto, Gondim, e outros… vamos as ruas.

  11. QUANDO SERÁ A MOBILIZAÇÃO? EVERTON GOMES. ESTOU DENTRO É SÓ MARCAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *