Por Ericleiton dos Anjos, do Nísia Digital.
Na manhã desta quarta feira (20), os vereadores estiveram presentes em mais uma reunião na Câmara Municipal de Nísia Floresta. A 6 ª sessão ordinária da atual legislatura teve como um dos destaques a leitura de um projeto de resolução que permite que haja candidatura avulsas aos cargos da mesa diretora da CMNF. Com um ambiente mais tranquilo em relação aos últimos encontros, os parlamentares continuaram apresentando os requerimentos, porém com números mais modestos em comparação com as anteriores.
Eugênio Gondim aproveitou a sessão de ontem para responder ao presidente do SINTE Nísia, Josivaldo Nascimento (Papeto), que teria insinuado que o vereador estaria sendo oportunista em relação a convocação para uma audiência publica com a presença da Empresa Barros/Trampolim e o DER, para discutir o problema do transporte coletivo Nísia/Natal, já que o professor foi um dos que tomaram a iniciativa de produzir um abaixo-assinado que obteve mais de 1000 assinaturas. Eugenio respondeu que nunca passou pela cabeça dele fazer esse tipo de coisa e que convocou a audiência com o intuído de ajudar a população.
Outro assunto muito debatido pelos vereadores Marcelo Mesquita, Leila Emiliano, Daniel Marinho, Jorge Januário, Eugênio Gondim e Zé Nilton foi a situação dos moradores da rua Bela Vista, em Búzios. Lá, mais de 40 famílias correm o risco de ficarem sem iluminação publica. Segundo o vereador Marcelo Mesquita, a retirada dos postes está acontecendo pelo fato da localidade está situada em uma Área de Preservação Permanente (APP) e por isso a situação deve ser encaminhada ao IDEMA o mais rápido possível, já que o prazo para a retirada dos postes expira neste mês.
O aniversario do presidente da mesa diretora, Jorge Januário foi lembrado durante o fim de cada discurso; um a um, os vereadores prestaram sua homenagem ao chefe do legislativo municipal.
Projeto de Resolução nº 002/2013
Sobre o projeto de resolução, a equipe do Nísia Digital procurou o vereador Daniel Marinho e obteve o seguinte esclarecimento: Foi lido na sessão da ultima quarta, o Projeto de Resolução nº 002/2013 de Autoria do vereador Eugênio Gondim. O mesmo visa a alteração do parágrafo primeiro do Art. 13 do Regimento Interno da casa que trata da eleição da mesa diretora, permitindo que haja candidaturas avulsas aos cargos da mesa diretora da Câmara Municipal de Nísia Floresta.
O que muda?
Atualmente só pode ser registrada chapa completa para a eleição da mesa. Essa chapa completa é formada pelo Presidente; Vice-presidente; 1º secretário e 2º secretário, ou seja, 4 vereadores. Se não conseguir formar a chapa o vereador não pode concorrer a nenhum cargo. E, se aprovada o projeto de resolução qualquer vereador poderá concorrer isoladamente a qualquer dos quatro cargos da mesa diretora sem precisar compor a chapa. Ocorrerá eleição para cada cargo que compõe a mesa diretora. O projeto não foi votado, seguiu para as comissões legislativas da Câmara para emissão de parecer e, em seguida, voltará à pauta para apreciação do plenário.
Publicidade
Deixe um comentário