Moradores protestam contra crime ambiental em Nísia Floresta


Por Redação
Diário de Natal

No próximo sábado (28), os moradores do município de Nísia Floresta, localizada a 35km de Natal, vão paralisar parte da BR 101 em protesto contra a maneira como vem sendo construido um canal de dejetos em São José de Mipibú com vazão para a lagoa de Papary. A ação é mobilizada pelo Grupo de defesa da Lagoa de Papary, com concentração marcada para às 7h, em frente a igreja Matriz de Nossa Senora do Ó. Em seguida haverá uma caminhada até o canal de esgoto onde está sendo realizada a obra.

De acordo com informações do blog do professor ambientalista, Luis Carlos Freire o protesto é um alerta contra a meneira como o canal vem sendo construido , pois não está sendo construída uma estação de tratamento, nem lagoa de captação e os dejetos serão jogados diretamente na logoa de Parary sem nenhum tratamento. “A população não pode permitir que outro município se aproprie dos nossos recursos naturais e os destrua, transformando a Lagoa de Papary numa fossa”, disse Luís Freire em seu blog.

Na ocasião, estarão presentes diversas autoridades, cujo objetivo é pedir que se construa uma lagoa de captação ou uma estação de tratamento para que a logoa não seja poluída.

No início de setembro ocorreu uma reunião na qual estiveram presentes representantes do IDEMA de Natal, e do Partido dos Trabalhadores (PT), além de reperesentantes de entidades religiosas, donas de casa e nativos. Segundo o blog do professor, de lá para cá já foram realizadas várias reuniões, mas nada de concreto ainda foi feito.

O município de Nísia Floresta está rodeada por Mata Atlântica e pertence a área de preservação ambiental Bonfim-Graraíras e sob os aquiferos aluvião e barreiras, considerado um santuário natural.

Compartilhe