Por Redação, do Nísia Digital.
A cidade de Petrolina em Pernambuco acolhe pela segunda vez um dos mais importantes eventos literários do Brasil: Clisertão: II Congresso Internacional do livro, da leitura e literatura no sertão, no período de 05 a 10 de maio no Campus Universitário de Petrolina. O evento contará com vasta programação que envolve as pesquisas acadêmicas através de minicursos, exposições orais e ações e projetos que fomentam o gosto pelo livro e a leitura.
O ambiente da região, nessa data, será tomado por palestras internacionais (presença de pesquisadores/palestrantes de Portugal, Espanha, Chile, Angola) saraus, feiras de livros, recitais de poesia na praça, oficinas literárias nos espaços da biblioteca. Em resumo: Debates e conferências em torno de temas relativos ao Livro, Leitura e Literatura.
Do Rio Grande do Norte, participarão como convidados por Genival do Nascimento (UPE) coordenador geral do Congresso: o prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN), que fará a Conferência de abertura: “Os Sertões Inventados”, e professora Rejane de Souza, que ministrará o minicurso: O “Sertão é do tamanho do mundo: Sertão é o sozinho”, um recorte de seu texto de tese de doutoramento em Literatura Comparada- UFRN.
Um reconhecimento importante para o currículo da professora que milita na área de leitura desde o tempo que atuava como estudante no curso de Letras/UFRN.Travessia essa que já conta com trabalhos publicados em jornais, revista de cultura e livros editados pela EDFURN. Além de outras comunicações do gênero apresentadas em eventos literários consagrados, como Gelne, Abralic e outros nas Universidades do Ceará e da Paraíba.
O sonho da professora é de poder ter um evento literário dessa natureza em sua cidade Nísia Floresta.
Publicidade
Deixe um comentário