Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
A Câmara Municipal de Nísia Floresta viveu um momento solene na manhã de ontem, dia 29. Os vereadores receberam, no palácio Almir da Silva Leite, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, para concedê-lo uma importante comenda: o título de cidadão nisiaflorestense. O propositor da homenagem foi o vereador Eugênio Gondim, que contou com o reforço do presidente da casa legislativa, vereador Jorge Januário, na referida resolução.
Os padres Ajosenildo Nunes, pároco de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta; Matias Soares, pároco de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu; Fábio Pinheiro Bezerra, pároco de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara, e o José Lenilson Morais, vigário paroquial de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, também prestigiaram o momento. Representando a prefeita Camila Ferreira, que não pode comparecer, esteve a secretária municipal de educação, Ana Maria de Carvalho Varela.
Após ter sido dada como aberta a sessão, o vereador Eugênio Gondim fez o seu discurso, quando leu uma biografia de Dom Jaime, escrita pelo seminarista João Batista Nunes Filho, um futuro padre nisiaflorestense. Eugênio frisou que o arcebispo “tem sido, além de um excelente evangelizador, um ótimo administrador”. Disse ainda que “não é apenas aquele que constrói prédios em uma cidade que merece esse reconhecimento” que o líder da igreja de Natal estava recebendo. Citou ainda a forma correta como o pastor vem desempenhando seu papel, que deve ser exemplos para todos os católicos, e o modo como o qual vem tratando a paróquia local.
Em seguida, Dom Jaime proferiu as suas palavras, dizendo que aquele momento era de muito significado do ponto de vista da cidadania. O arcebispo de Natal disse ainda que “se não fosse o aspecto religioso e imaterial, não teria sentido receber essa menção honrosa”. Ele fez referências históricas sobre o relacionamento da igreja com o poder público, que nem sempre foi satisfatória e benéfica. Outros bispos que passaram pela Arquidiocese de Natal, em momento muito mais difíceis, também foram referenciados pelo condecorado. Finalizando, Dom Jaime agradeceu a todos que estiveram presentes aquela solenidade e aos vereadores pela concessão de tão honrosa comenda.
Em um rápido discurso, Ana Carvalho, secretária de educação, em nome da prefeita Camila, parabenizou Dom Jaime pela “justa e merecida homenagem recebida pelo excelente trabalho prestado ao município de Nísia Floresta”. Disse ainda que era “uma grande honra para todos os munícipes, participar daquele momento” e que era com “imensa alegria que a cidade recebia mais um filho ilustre”.
Encerrando os discursos, o presidente da casa, Jorge Januário, também proferiu as suas palavras dirigidas ao arcebispo e a todos os presentes. Jorge afirmou que era com muita gratidão, carinho e respeito, que a Câmara Municipal estava concedendo aquele título a Dom Jaime. O presidente citou o trabalhou social da igreja perante a “desigualdade que assola todo o país”. Ele ainda fez referências aos padres que recentemente passaram pela cidade, tendo feito ótimos trabalhos pastorais. Finalizando, disse que “as sementes plantadas pelo arcebispo já estavam dando frutos e dariam ainda mais, pois essa seria a vontade de Deus”.
Ao final da solenidade, a casa legislativa ofereceu um lanche para todos que compareceram e prestigiara o momento. Em seguida, houve um almoço oferecido na casa paroquial. O momento de homenagem fez parte da programação oficial do Congresso Eucarístico Paroquial, no exato dia que a Paróquia de Nossa Senhora do Ó completava 180 anos de fundação
Confira mais fotos abaixo (créditos: Agripino Junior/Nísia Digital):
Publicidade
Deixe um comentário