CÂMARA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO NISIAFLORESTENSE AO ARCEBISPO DE NATAL

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN7321A Câmara Municipal de Nísia Floresta viveu um momento solene na manhã de ontem, dia 29. Os vereadores receberam, no palácio Almir da Silva Leite, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, para concedê-lo uma importante comenda: o título de cidadão nisiaflorestense. O propositor da homenagem foi o vereador Eugênio Gondim, que contou com o reforço do presidente da casa legislativa, vereador Jorge Januário, na referida resolução.

Os padres Ajosenildo Nunes, pároco de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta; Matias Soares, pároco de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu; Fábio Pinheiro Bezerra, pároco de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara, e o José Lenilson Morais, vigário paroquial de Sant’Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, também prestigiaram o momento. Representando a prefeita Camila Ferreira, que não pode comparecer, esteve a secretária municipal de educação, Ana Maria de Carvalho Varela.

Após ter sido dada como aberta a sessão, o vereador Eugênio Gondim fez o seu discurso, quando leu uma biografia de Dom Jaime, escrita pelo seminarista João Batista Nunes Filho, um futuro padre nisiaflorestense. Eugênio frisou que o arcebispo “tem sido, além de um excelente evangelizador, um ótimo administrador”. Disse ainda que “não é apenas aquele que constrói prédios em uma cidade que merece esse reconhecimento” que o líder da igreja de Natal estava recebendo. Citou ainda a forma correta como o pastor vem desempenhando seu papel, que deve ser exemplos para todos os católicos, e o modo como o qual vem tratando a paróquia local.

DSCN7315

Em seguida, Dom Jaime proferiu as suas palavras, dizendo que aquele momento era de muito significado do ponto de vista da cidadania. O arcebispo de Natal disse ainda que “se não fosse o aspecto religioso e imaterial, não teria sentido receber essa menção honrosa”. Ele fez referências históricas sobre o relacionamento da igreja com o poder público, que nem sempre foi satisfatória e benéfica. Outros bispos que passaram pela Arquidiocese de Natal, em momento muito mais difíceis, também foram referenciados pelo condecorado. Finalizando, Dom Jaime agradeceu a todos que estiveram presentes aquela solenidade e aos vereadores pela concessão de tão honrosa comenda.

DSCN7333

Em um rápido discurso, Ana Carvalho, secretária de educação, em nome da prefeita Camila, parabenizou Dom Jaime pela “justa e merecida homenagem recebida pelo excelente trabalho prestado ao município de Nísia Floresta”. Disse ainda que era “uma grande honra para todos os munícipes, participar daquele momento” e que era com “imensa alegria que a cidade recebia mais um filho ilustre”.

Encerrando os discursos, o presidente da casa, Jorge Januário, também proferiu as suas palavras dirigidas ao arcebispo e a todos os presentes. Jorge afirmou que era com muita gratidão, carinho e respeito, que a Câmara Municipal estava concedendo aquele título a Dom Jaime. O presidente citou o trabalhou social da igreja perante a “desigualdade que assola todo o país”. Ele ainda fez referências aos padres que recentemente passaram pela cidade, tendo feito ótimos trabalhos pastorais. Finalizando, disse que “as sementes plantadas pelo arcebispo já estavam dando frutos e dariam ainda mais, pois essa seria a vontade de Deus”.

DSCN7346

Ao final da solenidade, a casa legislativa ofereceu um lanche para todos que compareceram e prestigiara o momento. Em seguida, houve um almoço oferecido na casa paroquial. O momento de homenagem fez parte da programação oficial do Congresso Eucarístico Paroquial, no exato dia que a Paróquia de Nossa Senhora do Ó completava 180 anos de fundação

Confira mais fotos abaixo (créditos: Agripino Junior/Nísia Digital):

DSCN7306

DSCN7308

DSCN7311

DSCN7314

DSCN7317

DSCN7319

DSCN7320

DSCN7322

DSCN7325

DSCN7328

DSCN7337

DSCN7340

DSCN7344

DSCN7349

DSCN7351

DSCN7353

DSCN7354

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *