Por Ericleiton dos Anjos, do Nísia Digital.
Uma equipe da InterTV Cabugi esteve gravando uma reportagem especial sobre a comunidade Alcaçuz, na última quinta-feira (27). A matéria fez parte do quadro “RN Móvel”, que vai ao ar durante o jornal RN TV 1ª edição, e tem como objetivo mostrar os atrativos e problemas de comunidades Estado à fora. Como já era esperada, a dificuldade no acesso à comunidade foi apontada como principal carência de Alcaçuz. O destaque negativo ficou por conta do o trecho que liga o bairro à Pium, ambos na cidade de Nísia Floresta.
Durante a exibição da reportagem a equipe do RN TV entrevistou Nicodemus Ferreira, engenheiro civil do Departamento de Estrada e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER-RN), que afirmou que a versão dada pela Prefeitura Municipal, de que a estrada é de responsabilidade do governo do estado, não é verídica. Segundo o engenheiro, a estrada no momento pertence ao município, mas em breve poderá se estadualizar através do Programa de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR.
Sobre o futuro daquela via, de acordo com Nicodemus, o potencial turístico da região e o fato de contar com um das maiores lagoas da cidade, está ajudando a viabilizar um projeto chamado “Circuito das Lagoas”, que terá a pavimentação dessa estrada como grande legado para aquela comunidade, o projeto também deve abranger outras comunidades de Nísia Floresta.
Ele também afirmou que o projeto teve sair em outubro deste ano, junto com o processo licitatório. Sobre a previsão de início das obras, o engenheiro deixou claro que não existe previsão para começar a execução, mas se espera que a obra tenha início em 2014
Veja a matéria na íntegra, através do portal G1RN, através do link que segue abaixo:
Opinião
Reivindicações por melhorias desta estrada não são apenas daquele pequeno grupo de mototaxistas, mas também dos moradores da parte baixa da colônia que sofrem com a grande quantidade de poeira que os carros levantam, além disso, tem a questão dos ônibus escolares, ambulâncias entre outros veículos que sentem dificuldades em trafegar na região.
Durante a reportagem também foi mostrada a insegurança que a estrada traz para condução dos apenados, como os veiculo são obrigados a reduzir muito a velocidade, os ricos para resgates são enormes, além dos prejuizos materiais causados pelo burracos.
A população espera que esse projeto do PRODETUR venha a sair o mais breve possível. A região está crescendo e vários empreendimentos estão previstos para serem abertos naquelas localidades. É necessário um acesso de qualidade para que Pium, Hortigranjeira e Alcaçuz possam atrair esses investidores.
Publicidade
Deixe um comentário