SITUAÇÃO DA ESTRADA DE ALCAÇUZ VIRA TEMA DE REPORTAGEM DA INTER TV CABUGI

Por Ericleiton dos Anjos, do Nísia Digital.

2013-07-01_225521Uma equipe da InterTV Cabugi esteve gravando uma reportagem especial sobre a comunidade Alcaçuz, na última quinta-feira (27). A matéria fez parte do quadro “RN Móvel”, que vai ao ar durante o jornal RN TV 1ª edição, e tem como objetivo mostrar os atrativos e problemas de comunidades Estado à fora. Como já era esperada, a dificuldade no acesso à comunidade foi apontada como principal carência de Alcaçuz. O destaque negativo ficou por conta do o trecho que liga o bairro à Pium, ambos na cidade de Nísia Floresta.

Durante a exibição da reportagem a equipe do RN TV entrevistou Nicodemus Ferreira, engenheiro civil do Departamento de Estrada e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER-RN), que afirmou que a versão dada pela Prefeitura Municipal, de que a estrada é de responsabilidade do governo do estado, não é verídica. Segundo o engenheiro, a estrada no momento pertence ao município, mas em breve poderá se estadualizar através do Programa de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR.

Sobre o futuro daquela via, de acordo com Nicodemus, o potencial turístico da região e o fato de contar com um das maiores lagoas da cidade, está ajudando a viabilizar um projeto chamado “Circuito das Lagoas”, que terá a pavimentação dessa estrada como grande legado para aquela comunidade, o projeto também deve abranger outras comunidades de Nísia Floresta.

Ele também afirmou que o projeto teve sair em outubro deste ano, junto com o processo licitatório. Sobre a previsão de início das obras, o engenheiro deixou claro que não existe previsão para começar a execução, mas se espera que a obra tenha início em 2014

2013-07-01_225631

Veja a matéria na íntegra, através do portal G1RN, através do link que segue abaixo:

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/rntv-1edicao/videos/t/edicoes/v/rn-movel-mostra-os-problemas-da-comunidade-de-alcacuz-em-nisia-floresta/2658795/

Opinião

Reivindicações por melhorias desta estrada não são apenas daquele pequeno grupo de mototaxistas, mas também dos moradores da parte baixa da colônia que sofrem com a grande quantidade de poeira que os carros levantam, além disso, tem a questão dos ônibus escolares, ambulâncias entre outros veículos que sentem dificuldades em trafegar na região.

2013-07-01_225647

Durante a reportagem também foi mostrada a insegurança que a estrada traz para condução dos apenados, como os veiculo são obrigados a reduzir muito a velocidade, os ricos para resgates são enormes, além dos prejuizos materiais causados pelo burracos.

A população espera que esse projeto do PRODETUR venha a sair o mais breve possível. A região está crescendo e vários empreendimentos estão previstos para serem abertos naquelas localidades. É necessário um acesso de qualidade para que Pium, Hortigranjeira e Alcaçuz possam atrair esses investidores.

Publicidade

Compartilhe

9 respostas para “SITUAÇÃO DA ESTRADA DE ALCAÇUZ VIRA TEMA DE REPORTAGEM DA INTER TV CABUGI”

  1. Lucineide do Nascimento

    Gostaria de saber se essa estrada do timbó também faz parte desse projeto PRODETUR, pois o acesso a comunidade é péssima, dendo em vista a LAGOA DO CARCARÁ, ontem mesmo dia 1° dois individuo roubaram a mãos armadas o meu sobrinho que vinha exatamente da lagoa, levaram a moto dele,moto essa que ele trabalhava, e eu liguei para o 190,o rapaz mandou que esperássemos uma viatura, viatura esta que até agora aqui não chegou,os indivíduos foram em destinos ou para alcaçuz, ou para Nísia, que são os dois acessos que existe indo pela lagoa do carcará,e o pior é que eles levaram a FAN ROXA, E DEIXARAM UMA POP,roubada também de um rapaz de boágua, ou seja são pessoas reicidente,o que fazer? a quem recorrer?ou simplesmente se esconder????

  2. Lucineide do Nascimento

    O ônibus da empresa BARROS, que passava em timbó ás 19:30, não passa mais por causa da estrada que liga a boa cicca a timbó,passa ainda pela manhã ás 6:00, que vem de São José, não sabemos até quando pois ele vai pelo o Alto, e a estrada que passa pelo o IBAMA estar muuuuiiito ruim.

  3. LAILSON COSTA

    SOU MORADOR DA COMUNIDADE DE ALCAÇUZ, E SEMPRE SOFREMOS COM O MESMO PROBLEMA,”A ESTRADA”. A PREFEITURA TA COLOCANDO UMAS CARRADAS DE BARRO, MAS ATE AGORA NÃO TA ESPALHANDO, PELO CONTRÁRIO, ESTÁ FICANDO UM MONTE DE BARRO DIFICULTANDO AINDA MAIS O ACESSO E CORRENDO ATÉ O RISCO DE ACIDENTES POR COMPROMETEREM METADE DA VIA. E O PROBLEMA MAIOR NÃO É SÓ O ACESSO DA COLÔNIA, POIS ALCAÇUZ/PIRANGI TÁ PIOR.

    1. ariosvaldo albuquerque

      Infelizmente todas as estradas de nisia estão assim em buracos, da entrada de nisia da BR 101 até tabatinga além de parecer uma colcha de retalhos ainda possui vários buracos. da BR 101 até jenipapeiro é só buraco, ou crateras, o carro não passa dentro do buraco cai literalmente falando. além dos que já tem, em golandi há dois buracos que é necessário trafegar em contra mão, ou danificar o veiculo. alcaçuz, pium, hortigranjeira é uma vergonha a estrada, timbó aquele povo é esquecido pelo poder publico municipal, búzios, pirangi, são os únicos agraciados pelas estradas. e com estas chuvas pioram ainda mais as condições de trafego. manifesto já! e o povo do timbó sabe como fazer precisam é manter até serem atendidos. o poder é do povo, para o povo, pelo povo e hoje COM O POVO, juntem as comunidades afetadas e marquem uma reunião comunitária e convoquem a prefeita e seus secretários, e cobrem deles, mas tudo em ata com as assinaturas dos participantes. no orçamento participativo, ali foi a prefeita convocando, agora é o povo convocando, se ela tiver algum respeito irá, se não for demonstrará a falta de respeito para com as necessidades do município. e aproveite para estes dias para eles sentirem as dificuldades da população. ou seja precisam sujar os pés pois não são melhores do que quem os elegeu. pois terão receio de pedir daqui a 3 anos o voto se não fizerem nada.

      1. LAILSON COSTA

        vamos sim convocar os maradores e marcar essa reunião…. estamos juntos por uma Nísia melhor!!

        1. temos q colocar uma faixa com os nomes com a seguinte frase( essa estrada tem a cara de Rosalba/diretor do DER e do prefeito(a) de Nísia floresta

  4. Lucineide do Nascimento

    Se fizerem eu irei, mas infelizmente a população do Timbó tem medo,a comunidade fala muito mas por trás,quando se fala em reunião todos se escondem, e quem coloca a cara a tapa é perseguido, até pelos próprios moradores, é uma comunidade mal unida,e com muita gente falsa que não luta pelo bem comum.Reclamo,porque amo o Timbó,mas a comunidade adora viver assim, aqui falta tudo, mas fazer o que, se a população gosta.

  5. florisvaldo

    lucineide este fato não acontece somente em timbó aqui em alcaçuz é a mesma coisa pessoas se esconde porque tem rabo preso com os políticos corruptos de nisiafloresta se dois ou três cobram melhorias o restante cruzam os braços

  6. Marcelo Santos

    em vez de escutar mais uma mentira por que não vão a traz da verba que foi enviada para fazer a estrada e sumiu,são coisas e desculpas esfarrapadas,e com tudo isso só quem paga o pato é a população carente como sempre,se for a traz da verdade a merda vai voar pelo ventilador,culpados vão ter que se explicar e isso alguns de alcaçuz que se predomina coronel não vão deixar e ai da quele que queira botar isso a frente,mas isso tem que acabar,o crescimento da cidade não pode mais ser retardada,se vivemos no seculo 21 alcaçuz ainda vive no seculo 19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *