Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
A secretaria de transporte de Nísia Floresta foi a bola da vez na série de participações do secretariado do executivo municipal em sessões da Câmara Municipal. Nesta quarta-feira (12), os parlamentares ouviram e fizeram seus questionamentos ao secretário Cid Carvalho Ferreira e o sub-secretário, Laércio Bezerra. “Depois de 12 anos do lado de vocês, na plenária, hoje estou aqui como secretário. Juntamente a Laércio, estou aqui para responder, na medida do possível, as perguntas de vossas excelências”, dessa forma Cid iniciou sua fala.
O primeiro a fazer seus questionamentos foi o vereador Eugênio Gondim que queria saber sobre mudanças no trânsito em ruas de alguns trechos da comunidade do Alto Monte Hermínio, solicitadas por ele, bem como sobre a situação da frota de veículos da prefeitura. Em resposta, o secretário Cid declarou: “Sobre a questão do trânsito, eu, Laércio e a prefeita Camila estivemos com o diretor do Detran-RN há uns quatro meses, solicitando a sinalização para toda a cidade. Ele nos recebeu muito bem, mas até agora não nos responderam. Já sobre a frota, sabemos que precisar ser modernizadas e estamos vendo isso, embora não seja algo simples, pois requer bastante recursos”.
O vereador Daniel Marinho perguntou se existem fiscais de trânsito ou ao menos uma perspectiva para contratação dos mesmos, pois, segundo ele, alguns transportes alternativos de Parnamirim, que são interbairros, ou seja, só devem circular em território da cidade vizinha, estão entrando dentro do município de Nísia Floresta. Nesse ponto o secretário de transporte afirmou que ainda não existem esse tipo de fiscais na prefeitura e solicitou que fosse concedida a palavra ao sub-secretário Laércio, para comentar a questão dos transportes alternativos. “Nós tivemos várias reuniões com o DER-RN e com a empresa Campos estamos tentando resolver essa questão”, afirmou Laércio.
O sub-secretário disse ainda que, no último encontro entre a secretaria, a empresa de transporte Campos e o DER, uma conquista foi alcançada: haverá linhas que atenderão as comunidades do Lago Azul, Hortigranjeira e Colônia do Pium, com destino à Natal. “Está sendo feita uma divulgação em relação à isso, pois terá início na próxima segunda-feira, dia 17. Primeiramente isso será feito no prazo de 60 dias, para que seja analisado a questão de demanda de passageiros”, disse.
O vereador Zé Nilton solicitou a secretaria que entrassem em um acordo com a Associação dos Transportes Alternativos para que, quando os passageiros que viessem de Nísia ou São José de Mipibu, em horários de maior demanda, os alternativos pudessem ir até as proximidades da capela de Barra de Tabatinga e não só até o retorno, pois muitas vezes as pessoas que moram naquela região vêm com crianças e compras, o que dificuldade o trajeto feito a pé. Respondendo, Laércio afirmou que está vendo o momento oportuno para ter essa discussão com os membros da associação. “É uma conversa meio complicada, por isso estou esperando o momento certo para sentar com os proprietários de alternativos para ver essa questão. Também recebemos a mesma solicitação de uma moradora e gostaríamos de dizer que, assim que possível, daremos uma posicionamento em relação à essa questão”, disse o sub-secretário.
No caso do vereador Linderval Freire, que pediu que houvesse mais proteção para os moto-taxistas, que na próxima compra de veículos para funcionarem como ambulâncias na cidade e também que houvesse alguma linha que beneficiasse os moradores das proximidades da Lagoa de Boa Água, as respostas foram as seguintes: “Nós daremos início a um novo processo de licitação, que não é fácil, para adquirir esses veículos. Tentaremos comprar carros melhores, mas tem a questão da licitação, que prioriza aqueles de valor menor”, afirmou Cid Ferreira. Sobre a questão dos moto-taxistas, Láercio disse que “para que eles sejam legalizados é preciso que façam um curso de reciclagem, pois da parte da prefeitura, está tudo legal. Inclusive criamos mais de 200 vagas em todo o município. O Detran também nos informou que deverá ceder o instrutor para realizar o curso e nós estamos aguardando isso”. Finalizando, sobre a questão de Boa Água, foi informado que a grande dificuldade e a questão das estradas, disseram inclusive que quem quiser fazer essa linha e tiver o veículo adequado e documentação, a prefeitura da no ato a autorização para fazê-la.
O vereador Rogério Trindade abordou a questão dos salários dos motoristas, que segundo ele, estão defasados, querendo saber se a secretaria juntamente a prefeitura estão vendo essa questão. Cid deu a sua resposta: “Sabemos que os salários estão defasados e também não se tem uma diferença entre motoristas das kombis, ambulâncias e ônibus, pois existem uns que trabalham mais que outros dessa categoria. No momento que diferenciar isso, ficará melhor. Nós já estamos agindo essa questão. Temos que observar se a prefeitura terá condições de reajustar e acertar esses valores”. O presidente da casa, Jorge Januário, pegou um gancho na pergunta e na resposta, e comentou que a Câmara aprovou um proposição que, se aceita pela administração, poderia solucionar isso, já que gratificaria os servidores municipais que trabalhassem mais, além do que é de costume.
A vereador Leila Emiliano, depois de ter sido indagadas por alguns moradores, perguntou como anda a identificação dos carros que fazem parte da prefeitura e também os que são agregados, pois algumas pessoas disseram que tem dificuldade de saber se determinados veículos prestam mesmo serviço à prefeitura. Laércio Bezerra respondeu que “já está sendo providenciados novos adesivos com a nova logomarca da prefeitura de Nísia. Alguns já estão com a nova marca, mas outros ainda tem a anterior. Todos aquele veículos que tem relação com a prefeitura, tem sim sua identificação”.
Entre outras solicitações, o vereador presidente, Jorge Januário, disse que já solicitou, em outras oportunidades, que houvesse também um ônibus para os universitários que estudam no período da manhã e obteve o seguinte como resposta: “Inclusive nós temos um ônibus reserva, no caso de outro quebrar, vamos levar à prefeita. Se ela autorizar, o veículo pode ser usado para trafegar com esses alunos que estudam em faculdades, pela manhã. Mas acho difícil que isso seja possível ainda este ano”, afirmou Cid.
Finalizando a sessão, o sub-secretário ainda leu uma lista de ações que foram feitas e que ainda serão, por parte da secretaria. Entre elas estão: a aquisição de tratores, de carros de pequeno e médio porte, além da questão da sinalização. Cid e Laércio também foram elogiados por todos os vereadores presentes, como tem sido de praxe na participação de todos os secretários.
Publicidade
Deixe um comentário