RÁDIO FM EXECUTIVO NA MIRA DA CÂMARA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA?

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN3649A rádio 87,9 FM Executivo, de Nísia Floresta, pode ser alvo de uma espécie de investigação instigada pela Câmara Municipal da cidade. Isso porque os vereadores não gostaram nada da forma com a casa legislativa e seus integrantes teriam sido tratados durante as últimas edições do programa “Conversando com José Maria”, atração que tem bastante audiência nas tardes de sábado e, geralmente, tem um perfil oposicionista à atual administração do executivo municipal.

Durante o seu discurso na sessão desta quarta-feira (22), na CMNF, o vereador Eugênio Gondim (PSD) fez duras críticas ao referido programa, devido a forma como ele e também a Câmara de Nísia supostamente teriam sido tratados durante algumas declarações dos apresentadores do programa (José Maria Figueiredo, proprietário da emissora, e sua esposa, Valéria Aquino), que é bastante conhecido e comentado na região.

Segundo as palavras de Eugênio, os parlamentares foram destratados e tiveram suas imagens denegridas. “Eu ouvi o programa falando com José Maria e fiquei muito triste. Todos aqui foram chamados de delinquentes. Que eu saiba delinquente tem que está na cadeia. Até onde eu sei, nesta plenária e no corpo de funcionários desta casa, só existem homens e mulheres de bem”, comentou o experiente vereador.

Ainda de acordo com o discurso de Eugênio Gondim, teria sido subtendido no programa que mesmo após seu fechamento, a maternidade de Nísia, que foi administrada por um período pelo parlamentar, ainda recebia recursos. “Em um momento muito infeliz de professor José Maria e de sua esposa, deixaram subtendido que a Apami, mesmo depois de seu fechamento, continuava recebendo dinheiro. Eu vou repassar o CNPJ para que ele investigue ou mande investigar isso. Está aberto pra qualquer um que queira tirar a dúvida se alguém está recebendo esses recursos”, afirmou o líder do PSD local. Ele ainda afirmou que teria sido acusado de ter se vendido, no momento que desistiu de sua candidatura a prefeito para apoiar Camila Ferreira.

DSCN0228

O presidente da casa, vereador Jorge Januário (DEM), disse que a Câmara já enviou um documento solicitando o áudio do programa onde a imagem da mesma teria sido maculada. Jorge ainda disse que se comprovado, a instituição tomará as medidas jurídicas cabíveis junto à justiça. Afirmou ainda que a rádio é importante para a população nisiaflorestense e deve continuar prestando seus serviços, mas que o respeito seja algo constante.

Encerrando o assunto, Eugênio, apoiado por Rogério Trindade, também afirmou que não quer o fechamento da rádio FM Executivo, mas que os apresentadores da atração já citada, tenha mais respeito com a casa. Segundo Eugênio, a Câmara deveria instigar uma investigação para saber se a emissora está atuando dentro das normas regentes e que, pelo fato de ser comunitária, abra espaço para todas as entidade públicas fazerem seus programas de forma gratuita, além de ceder mais espaço à população.

O Nísia Digital, desde já, deixa o espaço para que a emissora e os apresentadores do programa “Conversando com José Maria”, caso queiram, se pronunciarem sobre o assunto. Vale lembrar que ela recebeu um documento que a qualificava como sendo de utilidade pública para o povo de Nísia Floresta, que foi inclusive proposto por Eugênio Gondim e assinado pelo prefeito da época.

Publicidade

Compartilhe

14 respostas para “RÁDIO FM EXECUTIVO NA MIRA DA CÂMARA MUNICIPAL DE NÍSIA FLORESTA?”

  1. Maria Eduarda de Oliveira

    Esse é o preço que se paga por ser oposição,os vereadores querem a população calada,quando tem alguém que fala sobre esse tipo de investigação, vamos população procurar saber quem de verdade precisa ser investigados???????

    1. Ana Andressa

      Concordo, quem não aguentar críticas, peça para sair, kkkkkkkkkkk, agora larguem o osso!

  2. SGT NORMANDO

    Parabenizo o vereador Jorge Januário, Presidente da Câmara de vereadores do nosso município, por ter tomado as devidas providencias legais, referente ao caso. Muita conversa e BLÁ!!! BLÁ!!! não vai resolver o problema. Referente a rádio, parabenizo há todos os vereador que são a favor do funcionamento da mesma. A população de Nísia Floresta não tem culpa pelos os seus gestores ou apresentadores de programa. O Nísia Digital, estar fazendo um excelente trabalho jornalistico em nosso município, sabemos como e difícil agradar a todos. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SOU À FAVOR DA RÁDIO FUNCIONANDO, DENTRO DOS SEUS DIREITOS CONSTITUÍDOS.

    SGT NORMANDO
    EDITOR DO BLOG NÍSIA EM FOCO

    1. ariosvaldo albuquerque

      Dentre eles sargento normando, a liberdade de expressão, o programa de josé maria é a única porta aberta para ouvir as reclamações do povo de nossa cidade. acabar é amordaçar a boca do povo, se ocorreu excessos agua de coco e uma boa conversa não faz mal a ninguém. tente o sr° ouvir o povo e não se revoltar,45 carros agregados, e não há uma ambulância para prestar socorro, os vereadores estão nas sessões da câmara, procure a prefeita na prefeitura se achar me avise para dizer ao povo. isso revolta não só quem ouve mas a todos que amam a nossa cidade. quanto a questão de utilidade publica ela cumpre todos os requisitos exigidos, que radio fala padre, pastor ,políticos e o povo. se as palavras doeram vereadores, serve como teste de popularidade, o povo esta insatisfeito, trabalhe do lado do povo.

  3. João Baptista Gondim de Araújo

    Acho que o prof. se excedAcho que José Maria realmente se excedeu no seu ultimo programa, a liberdade de expressão deve ser usada com respeito e responsabilidade. Acusações devem se formalizadas e documentadas antes de ser divulgadas. E xingamentos se forem proferidos, devem ocorrer somente após apurados os fatos. A atitude do Professor desta vez não deve ser tomada como ensinamento. Não estou defendendo a referida casa, mas sim os bons costumes.

  4. Ana Andressa

    Ser vereador não é apenas receber os benefícios não viu gente!!! salário bom, verbas para isso, para aquilo e outras coisitas mais, aceite as críticas fazem parte da carreira pública; agora é muito fácil se candidatar, soltar dinheiro, ganhar a eleição e não ter projetos, não fiscalizar o poder executivo e sim babá o tempo todo a prefeita; além de tudo quando tem uma ferramenta como a rádio de Sé Maria, para pelo menos tentar abrir os olhos da população apática, ficam dando xiliques, dizendo que foram distratados, faça-me o favor!!!! Cumpra com seu papel “Câmara dos Vereadores” e só depois busquem apoio da população!

  5. a FM executivo é a única arma de questionamento que restou pra população de Nísia, já que não há oposição política na cidade. No entanto, ela deve ser utilizada com cautela, pra não se dar brecha jurídica para uma possível ação com intuito de fecha-la.

  6. Josivaldo

    A rádio é o único meio de comunicação do povo de Nísia Floresta. Hugo não concordo com vc quando fala que não existe oposição política em Nísia Floresta. Existe sim, somos poucos e mesmos assim querem nos calar de toda as formas uma delas é com a investigação sobre a rádio e seu fechamento, já que a mesma é oposição a esse governo municipal. Parabéns Ana Andressa quando fala que… Cumpra com seu papel “Câmara dos Vereadores” e só depois busquem apoio da população! como também parabenizo Maria Eduarda quando convoca o povo…, vamos população procurar saber quem de verdade precisa ser investigados???????. Isso só mostra que nosso povo está acordando e vendo a verdade. Devemos nos unir a FM Executivo e fazer um documento de REPUDIO a esses vereadores que se incomodam com alguns comentários da mesma. Quem não deve, não temi….Diz um ditado popular.

    1. everton gomes

      CONCORDO plenamente com você Josivaldo, nosso povo está acordando cada vez mais, Hugo se não existe oposição e mesmo assim chegamos a marca de mais de 6 mil votos, “imagina se houvesse” a oposição como disse Josivaldo existe sim, mais não concordo que somos pouco, o que existe é muita lenha pra queimar e pouco combustível, existem milhares de nisiaflorestenses insatisfeitos com essa gestão, basta algumas lideranças (combustivel) tomar posição e incendiaremos Nísia com o sentimento de mudança.

  7. Romildo

    Se a rádio é comunitaria e como poder ser partidária? queria entender essas coisas, quero saber aonde José Maria conhece o povo de Nísia realmente, ele deveria usar o programa para fazer sobre as belezas naturais que temos em nosso paraíso, agora usa um programa de rádio que se diz ser comunitária que ele banca tudo né, para ficar falando besteiras. Sabe porque ele não faaaala? porque ele não conhece nossa cidade de verdade esse é o problema.

  8. José Carlos

    Vereador Eugênio , o senhor errou mais uma vez . Nem todos os delinquentes estão presos.

  9. Everton Gomes

    Será que “Zé Maria” errou em chama os nobres vereadores de delinquentes? Observe comigo: Delinquente – Caracteristica do que ou de quem inflinge uma Lei ou certas normais morais. Compra de votos é uma prática ilicita, adquirir votos em troca de bens ou vantagens de qualquer natureza inclusive empregos, funções publicas… Etc é crime eleitoral. Agora sejamos sinceros, algum eleitor de Nisia conhece algum dos nobres vereadores que chegaram “lá” sem cometer um desses crimes? “Zé Maria” errou no seu comentário? Acho que não!.

  10. José Carlos Oliveira

    O meu bedelho
    Essas discussões em nada promovem a boa convivência da prática democrática; os ranços pessoais não deveria servir de parâmetro para se medir forças. A questão mais importante de tudo isso é a união de forças; o convergir de objetivos; a soma de esforços para que um município cheio de potencialidade como Nísia Floresta possa encontrar o rumo do desenvolvimento. O município já está muito atrasado nesse quesito[..] Ao tempo que estive ai com José Maria, no seu programa de rádio – que por sinal faz uma excelente defesa dos interesses coletivos em não individuais da cidade, e talvez por isso ele seja mal interpretado – sempre notei que havia verdades em seus propósitos e a vontade insular que sua cidade crescesse pois ele ama Nísia Floresta[..] Quanto a Eugênio Gondim que é meu amigo pessoal e um vereador com bom desempenho na egrégia casa legislativa digo que a melhor maneira para resolver essas querelas é sentar e expor grandes idéias para o bem da cidade e não criar clima de antagônismo. Eugênio é um homem inteligente. Imagino, pois, que o eminente professor José Maria Barreto Figueiredo tenha exposto um ponto de vista pessoal quanto a valoração da Câmara enquanto poder no que diz respeito a responsabilidade que nela cai aos ombros da vigília permanente dos interesses do povo e não da prática eleiçoeira – talvez seja ai que resida esse grande gargalo[..]
    É praxe nas melhores democracias do mundo – e a experiência da prática nos dar essa enorme certeza – que não devamos calar a voz do povo. As manifestações coletiva são legítimas para aperfeiçoarmos o próprio regime; imagino, pois – que me desculpem se minha linha de raciocínio não condiz com a realidade – que a Rádio Executivo FM é, – sem dúvidas – o melhor instrumento para se difundir idéias, projetos e princípios que possam dar suporte a busca incessante do bem estar coletivo do município. Negar esse fato é inconcebível e inconsequente mormente agora que algumas cidades do estado estão alcançando certo grau de desenvolvimento – e nós não podemos obstar isso – pois essa avalanche que se abate sobre algumas cidades também deve deixar uma boa parte com os nisienses[..] A Rádio Executivo FM é um instrumento de desenvolvimento em todos os sentidos. No caso de Nísia Floresta ela é mal aproveitada – e sua linha editorial mal interpretada – porque os poderes constituídos do município ainda não desbravaram essa fronteira em virtude da animosidade de algumas correntes políticas que se atiçam e se exasperam com resultados inócuos. Ressalto pois, que dou testemunho fiel que o professor José Maria Barreto Figueiredo – esse eminente brasileiro – franqueou o espaço da emissora para todos segmentos da sociedade local – inclusive para Câmara de vereadores e a administração municipal veicular notas e programas de interesse coletivo, vez que, o convite chegou a ser feito dentro do seu programa de rádio que vai ao ar aos sábados à época quando eu fazia uma dobradinha no estúdio com ele. Por sinal o programa com audiência enorme em toda cidade – tanto na área urbana quanto na zona rural – o que deveria ter servido de instrumento de persuasão para dar uma certa transparência às ações dos dois poderes. Um up-grade na cidade com se diz hoje. Jamais alguém reivindicou isso. Embora o convite tenha ficado em aberto. Disso dou prova e testemunho fiel.
    Quanto ao funcionamento da emissora José Maria é zeloso e quando eu ai estava ele sempre exigiu observância da legalidade não só técnica quanto da programação em si. Ele nunca abriu mão disso. Nunca houve nesse homem de grande caráter a idéia de subverter a ordem estabelecida pela cessionária brasileira do serviço – a Anatel – pois ele zela pelos interesses da empresa, pois, embora pequena, a rádio emprega mão de obra e isso que lhe impõe sacrifícios para mantê-la no ar[..] No final dessa apreciação rendo aqui uma homenagem sincera ao atual presidente da Câmara de Vereadores do município o professor Jorge pelo seu apego ao município e o desejo incontido dar sentido ao parlamento nisiense, para que nele repouse a enorme responsabilidade de cooperar para que a cidade da grande escritora brasileira Dionísia Gonçalves Pinto seja a Nísia de todos indistintamente.
    Obrigado pela paciência
    – José Carlos Oliveira – jornalista.

  11. Gente se liguem no termo que usei “OPOSIÇÃO POLÍTICA” quantos vereadores há na câmara municipal fazendo oposição?????????? Oposição informal é claro que há, desunida, desmobilizada, que só se junta na ultima hora, que é incapaz de combater a imoralidade das transferências de voto, que a cada hora aparece um querendo ser prefeito sem dinheiro nem estrutura achando que vai ganhar só no papo, que acha que comício, visitas e carro de som resolve tudo, achando que política se ganha com santidade, pureza e castidade eleitoral, sem apoio político em âmbito estadual relevante e finalmente “ufa!!!” sem ações práticas é só blablabla. Há eu sei que há mas vamos concordar que o verbo haver deveria ser trocado por fazer oposição não é maus amigos???????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *