Por Redação, da Tribuna do Norte.
Durante toda esta semana, seguindo até a sexta-feira da próxima acontece no Rio Grande do Norte a Semana de Enfermagem, em comemoração ao dia do enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio. O evento acontece anualmente, em todo o país, tendo 50 anos de história. No RN, a conferência ocorre nos municípios de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Caicó, Santa Cruz, João Câmara e São José de Mipibu.
A abertura aconteceu ontem em Natal, na casa de recepções Cuxá, com uma palestra ministrada pela professora doutora Raimunda Medeiros Germano, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela falou sobre a importância do desempenho do trabalho com base na ética, não só neste campo de atuação como nos demais. “E isso perpassa pela formação deste profissionais e ele leva estes ensinamentos por toda a vida”, completou a professora.
No nosso Estado, o responsável pela organização é o Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A presidente do Conselho, Alzirene Nunes de Carvalho, contou que o tema central de todas as conferências a serem realizadas durante essas duas semanas é a ética profissional. Haverá mesas-redondas que vão debater assuntos relacionados a este tema, visando promover a reflexão dos enfermeiros e estudantes que estão participando. “Além da formação, também vamos debater as condições de trabalho, que consideramos estarem ligadas diretamente à ética”, detalhou.
A professora Raimunda Medeiros reiterou que a formação ética é válida para toda a vida e precisa ser repassada não somente pelos mestres na universidade, mas também pelos próprios enfermeiros em atividade no mercado de trabalho, para que este conceito seja difundido e aproveitado por todos que ingressam e pretendem ingressar no meio.
Publicidade
Deixe um comentário