ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM PARCERIA DE ATIVIDADE FÍSICA

Por Ana Maria Morais, nutricionista e colunista do Nísia Digital

mulher-saudavelSabemos que a alimentação saudável e atividades físicas são dois fatores essenciais a se considerar, especialmente à medida que se envelhece. Esses cuidados são justamente os exercícios e a nossa dieta. Alguns benefícios que nos proporcionam: A atividade física mantém o seu coração saudável, ossos fortes, músculos tonificados, mobilidade e independência física e um melhor estado de ânimo.

Ao gastar energia, e as calorias em atividades físicas diariamente, se melhora da qualidade do sono. O exercício nos permite encarar a vida com mais entusiasmo de uma forma mais positiva. Pesquisas ainda apontam que pessoas que se exercitam frequentemente e que não são sedentárias correm menos risco em ter doenças como depressão, ansiedade, dentre outras.

Quando falamos de boa alimentação, ter uma dieta saudável, mantêm limpo as artérias. As artérias são os meios que se encarrega de levar a todas as células do corpo nutrientes e oxigênio. Desta forma também ajuda a reconstruir os tecidos com um matéria prima de qualidade.

PS-TRE1

A refeição deve ter predominantemente carboidratos, ou seja, alimentos como o pão, o arroz e a batata, entre outros. É a partir desse nutriente que o corpo acumula com mais facilidade e qualidade o uma molécula chamada glicogênio dentro dos músculos. Através da quebra dele, o organismo consegue a energia necessária. Sem esse estoque de carboidratos, você tende a se sentir fraco e cansado. Para piorar, é bem capaz que seu organismo seja obrigado a gerar energia a partir de proteínas musculares. Isso é ruim tanto para quem quer ganhar massa muscular, quanto para quem quer perder gordura. Quanto menos massa muscular o organismo tem, menos ele gasta calorias naturalmente, por isso perder “músculo” é ruim.

Como você, provavelmente, vai passar em torno de uma hora praticando atividade física, prefira alimentos com baixo a moderado índice glicêmico, ou seja, com absorção lenta de açúcares. Os melhores alimentos para isso são os carboidratos ricos em fibras, como pães e massas integrais e cereais matinais, por exemplo.

Ambos cuidados, exercícios físicos e uma dieta saudável, são a solução para evitar os efeitos da vida sedentária, sem movimento, com os maus hábitos alimentares. Este problema é chamado Síndrome Metabólico do sedentarismo, que gera hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, etc, as conhecidas doenças do século XXI.

Publicidade

Compartilhe

4 respostas para “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM PARCERIA DE ATIVIDADE FÍSICA”

  1. Fernanda Ferreira Sampaio

    Ola, Sou estudante do curso de graduação em enfermagem, e gostaria de saber se vocês tem mais artigos sobre alimentação e exercício físicos voltado para classe adolescente. Beijos .

  2. Ana Maria de Morais

    Olá Fernanda. No momento ainda não temos artigos nesta nossa página. Mas já fica a sugestão para os próximos. Procuramos fazer artigos com uma linguagem clara para o público em geral. Caso você necessite de orientações nutricionais para essa faixa etária, ponho-me à disposição.

  3. Ana Maria de Morais

    Parabéns, ótimo tema 🙂

  4. josiane braz

    Muito bom saber como levar a vida mais saudável. Conhecimento nunca é demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *