Por Cláudio Marques.
O ensino de História há muito tempo vem se modificando em virtude das necessidades da sociedade. O ensino como era visto, o anacronismo de idéias que levam a críticas que às vezes caem no senso comum, e acabam rotulando determinada época ou civilização.
O estudo de história sem uma visão antropológica (como de veras era feita até certo tempo passado) acaba por aumentar uma visão pejorativa como é o caso da Idade Medieval com “Idade das Trevas”.
Para iniciar temos que entender sobre a formação e modificação da história desde as explicações míticas à origem da história e sua importância para a compreensão do ser humano, surgimento e correlações com a filosofia, desenvolvimento teológico da história no período medieval e o desenvolvimento histórico racional iluminista, positivista e marxista, além da análise das perspectivas atuais.
Quem escreve a história? Por que os fatos históricos parecem se repetir? A história é contada pelos vencedores? O que é mito e o que é real? Será que você é o que sempre quis ser ou é um mero produto social?
O bom na história é exatamente a não exatidão, há sempre a possibilidade de questionamentos, olhares e possibilidades
“(…) cada vez mais a perspectiva de que uma obra de história é uma construção do próprio historiador se opões: é ele quem escolhe seu objeto, escolhe como vai trabalhá-lo (…).”
(BORGES, Vavy Pacheco. O QUE É HISTÓRIA.)
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