FRAGMENTOS DA HISTÓRIA – O QUE É HISTÓRIA?

Por Cláudio Marques.

O ensino de História há muito tempo vem se modificando em virtude das necessidades da sociedade. O ensino como era visto, o anacronismo de idéias que levam a críticas que às vezes caem no senso comum, e acabam rotulando determinada época ou civilização.

O estudo de história sem uma visão antropológica (como de veras era feita até certo tempo passado) acaba por aumentar uma visão pejorativa como é o caso da Idade Medieval com “Idade das Trevas”.

Para iniciar temos que entender sobre a formação e modificação da história desde as explicações míticas à origem da história e sua importância para a compreensão do ser humano, surgimento e correlações com a filosofia, desenvolvimento teológico da história no período medieval e o desenvolvimento histórico racional iluminista, positivista e marxista, além da análise das perspectivas atuais.

Quem escreve a história? Por que os fatos históricos parecem se repetir? A história é contada pelos vencedores? O que é mito e o que é real? Será que você é o que sempre quis ser ou é um mero produto social?

O bom na história é exatamente a não exatidão, há sempre a possibilidade de questionamentos, olhares e possibilidades

“(…) cada vez mais a perspectiva de que uma obra de história é uma construção do próprio historiador se opões: é ele quem escolhe seu objeto, escolhe como vai trabalhá-lo (…).”

(BORGES, Vavy Pacheco. O QUE É HISTÓRIA.)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *