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Detalhes sobre a festa da Virgem da Expectação. (Foto: Agripino Junior/Nísia Digital)Festa católica de origem claramente espanhola, a festa de hoje é conhecida na liturgia com o nome de “Expectação do parto de Nossa Senhora”, e entre o povo com o título de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos.

A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.

As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora do Ó”. É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.

A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.

Primeiro comemorava-se hoje a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de “Expectação do parto”. Assim ficou sendo na Hispânia e passou a muitas Igrejas da França, etc. Ainda hoje é celebrada na Arquidiocese de Braga.

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Uma resposta para “ORIGEM DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO Ó”

  1. Phillipo Lacroix

    Com todo o respeito aos devotos da padroeira deste município venho informar que no artigo acima há uma referência, inadequada e errônea, à virgem Maria como “corredentora da humanidade”. Não há fundamento bíblico para a assertiva de que Maria desempenha papel igual ao de Jesus Cristo no plano da salvação da humanidade pecadora. A função de Maria foi apenas servir de instrumento, meio para que o verbo se fizesse carne.
    Veja essa citação do Livro de Lucas (1: 46-48): “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,(…)” a própria reconhece a sua condição de serva Deus e disse que seria considerada bem-aventurada( o que dizer feliz, agraciada) e não venerada. Ademais a disto, Maria sabia qual era o seu lugar, certo que ela foi muito privilegiada em ser a mulher escolhida para dar a luz ao filho de Deus, ela nunca esqueceu de que Jesus era a razão da sua existência e o seu salvador e mediador diante Deus. Sempre uma seguidora obediente ao Mestre Jesus conforme percebemos nas palavras proferidas por ocasião das Bodas de Caná descrita no Livro de João (2:5): “Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.” Fica notório que ela teve uma vida de obediência ao Senhor da Vida e Salvador da Humanidade. Assim como todos que admiram o exemplo de vida dela deveriam fazer, ou seja, sê fiel a Jesus e aos ensinamentos bíblicos que é a própria palavra de Deus.

    Para aqueles que ainda duvidam que Jesus seja o único redentor e salvador da humanidade deixo aqui um versículo, embora a Bíblia toda fale sobre ele, para que não andemos dizendo que Maria é corredentora com Jesus da humanidade.

    Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

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