MULHERIO DAS LETRAS NÍSIA FLORESTA PROMOVERÁ DUAS AÇÕES LITERÁRIAS NESTE SÁBADO (23)

Imagem: Divulgação

O Mulherio das Letras Nísia Floresta fechará o mês de fevereiro com muita poesia. Neste sábado, acontecerão duas programações na Nobel do Praia Shopping, uma iniciando às 15h, o encontro do clube de leitura que conversará sobre PEREGRINA, obra de Kalliane Amorim; e outra logo após, às 17h, o lançamento da obra VERSOS ÍNTIMOS, da poeta Janaína Gonçalves.

PEREGRINA foi escrito pela umarizense Kalliane Amorim, nascida entre a Chapada do Apodi e o Planalto da Borborema, em Umarizal, dos festejos junino, em 14 de junho de 1982. Essa poeta de versos místicos revisitou o cotidiano, convidando-nos a experienciar as coisas simples da vida e os sentimentos que nos movem.

Nas palavras do monge beneditino Manoel Vieira, prefaciador da obra, “Kalliane é uma mulher que, debaixo da sua aparente fragilidade, esconde a força avassaladora de uma leoa.” E isso se confirma, quando lemos sua poética, pautada na simplicidade no interior do verso desatado.

O tempo que passou conosco – na maior parte em Mossoró – foi suficiente para ela nos deixar um legado: Outonos (2003), Exercício de Silêncio (2007), Relicário (2015), Peregrina (2020) – os dois últimos estão disponíveis para venda no site da Editora Sarau das Letras.


VERSOS ÍNTIMOS foi escrito pela piauiense Janaina Maria Gonçalves, filha de agricultores sulistas que chegaram na década de 70 à Região Norte no contexto da Transamazônica. Cresceu em meio às espigas de milho, ao açaí, à pimenta-do-reino e muitos causos de onça. Graduada em Letras (UFPA) e professora do IFRN, a autora deu vida a esses versos durante a Pandemia que podem ser conferidos no Instagram: @versosintimos.2022

Em um de seus poemas, ela diz:

“Há marcas de dentes nas profundezas do verbo
doce e helênico
Há palavras que gritam, mordem, arranham
com a fúria de um sol preso no inverno.”

Ao longo da obra, Janaina nos entrega uma experiência sinestésica, convidando-nos. Nos versos acima, segundo a prefaciadora, é possível recepcionarmos um amor “que passa pelos sentidos, pelo corpo, mas que ao mesmo tempo transcende a alma. É um amor também pela terra, essa Terra na qual Habitamos.”


🔺 EVENTO 1: ENCONTRO DO CLUBE DE LEITURA ELAS POR ELAS
🔺 OBRA: PEREGRINA, de Kalliane Amorim.
🔺 LOCAL: NOBEL DO PRAIA SHOPPING
🔺 DATA/HORÁRIO: 24/02 (sábado), às 15h.

🔺 EVENTO 2: LANÇAMENTO DE LIVRO
🔺 OBRA: VERSOS ÍNTIMOS, de Janaína Gonçalves.
🔺 LOCAL: NOBEL DO PRAIA SHOPPING
🔺 DATA/HORÁRIO: 24/02 (sábado), às 17h.

Os dois eventos são abertos ao público.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *