QUANTIDADE DE ÓLEO RECOLHIDA NO RN PASSA DE UMA TONELADA

Foto: Magnus Nascimento

Mais de uma tonelada de óleo foi coletada no Rio Grande do Norte até a segunda-feira (10), de acordo com informações do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Pelo menos 1.256 kg do material foram encontrados por homens da Defesa Civil de 12 cidades litorâneas do Estado até o domingo (9).

Na segunda, foram recolhidos, segundo o Idema, “fragmentos oleosos de grande tamanho nas praias de Maracajaú, Caraúbas, Barra de Maxaranguape e Muriú”. A pesagem da substância, no entanto, ainda não havia sido informada nem ao Idema nem à Defesa Civil do RN até esta quinta-feira (13), pelas prefeituras.

Desde a segunda, de acordo com a Defesa Civil do RN, não são encontrados fragmentos no litoral do Estado. As investigações estão a cargo da Marinha e da Polícia Federal, mas as causas seguem sem resposta. Na capital, informou o Idema, os registros mais recentes são do domingo – três quilos – totalizando 73 kg desde o surgimento da substância no litoral do Estado, no mês passado.

Em Natal, os vestígios têm sido encontrados, principalmente, na região localizada entre o posto policial e o antigo Hospital de Campanha, na Via Costeira. Já no restante do Estado, a maior parte do óleo recolhido até agora está no litoral Sul, especialmente nos municípios de Nísia Floresta (500 kg) e Baía Formosa (400 kg). Além disso, também no litoral Sul, foram encontrados fragmentos em Tibau do Sul (47 kg), Canguaretama (31 kg) e Parnamirim (26 kg).

Os municípios de Senador Georgino Avelino e Touros ainda não possuem registros, mas estão no radar do monitoramento feito a partir de um grupo de trabalho.

“Fragmentos oleosos de grande tamanho” foram encontrados nas praias de Maracajaú, Caraúbas, Barra de Maxaranguape [todas em Maxaranguape] e Muriú [Ceará-Mirim], sendo necessária ações de limpeza, dessas áreas, segundo o Idema.

Da Tribuna do Norte

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *