PRAZO PARA FIM DE COLETA DO CENSO É MANTIDO NO RN

Foto: Magnus Nascimento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Rio Grande do Norte mantém o prazo para conclusão da coleta de dados do Censo Demográfico 2022. De acordo com a superintendência do instituto no RN, o Estado é um dos mais adiantados no processo de coleta e tem condições de concluir o levantamento no tempo determinado anteriormente, 31 de outubro. Outros estados devem prosseguir até o início de dezembro, de acordo com a prorrogação. Ao todo a coleta em toda região Nordeste ocorre conforme o previsto.

O Censo Demográfico 2022 contou 2.295.102 pessoas no Rio Grande do Norte em dois meses nas ruas. Esse número representa 64,4% da população estimada para o Rio Grande do Norte no ano de 2021: 3.560.903. Os dados fazem parte do segundo balanço sobre a execução da pesquisa, realizado esta semana pelo IBGE. Em todo o Brasil, mais de 104 milhões de pessoas foram recenseadas.

A falta de recenseadores foi um dos motivos para a prorrogação em outros estados do País. Sendo assim, em estados com menores índices de desemprego, menor a quantidade de profissionais para atuar no censo. No caso do RN, houve uma boa contratação de equipes, ou seja, há um maior número de recenseadores, o que favorece o levantamento, de acordo com superintendente do IBGE no RN, Damião Ernane. Foram contratados 2,9 mil recenseadores para atuarem no levantamento das informações no Estado.

Com isso, o RN já conta com 79,69% da coleta concluída. Contudo, a conclusão da coleta não significa que os dados serão disponibilizados individualmente, em cada estado. Isso significa que dos 5.972 setores censitários do Rio Grande do Norte, o Censo foi iniciado em 4.759. Essa proporção está acima da média nacional (62,5%) e só é menor que Sergipe (80,7%). Os setores censitários são uma divisão do território, usada pelo IBGE, para facilitar o trabalho de pesquisa.

Do total da população norte-rio-grandense recenseada, 1.193.354 são mulheres e 1.101.748, homens. Dos 785.540 domicílios visitados, em 780.979 as entrevistas para a pesquisa foram presenciais. Em 1.705 lares, a opção foi responder por telefone. A resposta pela internet ocorreu em 1.661 residências. Para responder por telefone ou internet, o morador necessariamente deve ter contato prévio com o recenseador.

Da Tribuna do Norte

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *