[VÍDEO] “ILHA DE PLANTAS” SURGE NA LAGOA DE EXTREMOZ E CHAMA ATENÇÃO DE POPULAÇÃO

Foto: @me_imagensdigitais

Uma “ilha de plantas” surgiu “misteriosamente” na Lagoa de Extremoz, na Grande Natal, na manhã desta terça-feira (9). A situação assustou moradores da região que gravaram vídeos mostrando o surgimento surpreendente das plantas em meio à lagoa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, não se trata de vegetação do fundo da lagoa. O que ocorreu, sendo a pasta, foi o desprendimento de um banco de vegetação de outra margem do reservatório.

Já segundo o engenheiro agrônomo Ramiro Camacho, professor do departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o fenômeno se trata de um banco de plantas, principalmente de aguapés, que se desprendeu de algum ponto da lagoa e foi levado pela correnteza até o local.

A seguir, confira um vídeo mostrando o fenômeno:

Imagens: Cedidas/@me_imagensdigitais

A situação foi gerada pelo processo de eutrofização, que é quando um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes. “Esse problema é uma consequência da eutrofização de alguns corpos de água, onde a proliferação dessas macrófitas, que são plantas aquáticas”, explicou.

“Pelo que a gente percebe, é a proliferação de uma planta chamada de aguapé. Devido à muita carga de matéria orgânica, elas vão formando grandes colônias e, nessa época de chuvas, se desprendem, formando essas ilhas flutuantes”, acrescentou o engenheiro.

O especialista citou ainda que a situação era recorrente no rio Apodi-Mossoró. “Esse fenômeno, a gente percebe um pouco no rio Apodi-Mossoró. Na época de cheia, esses bancos chegavam inclusive até o litoral”, detalhou. “Tratando-se de uma lagoa, se desprendeu de um lugar e foi pela correnteza até o local”, finalizou.

Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) informou que “enviou técnicos do setor de Fiscalização até a Lagoa de Extremoz para coletar uma amostragem da vegetação e averiguar a espécie da planta aquática”.

Do NOVO Notícias

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *