IDEMA DEBATE SOBRE EMPREENDIMENTO PARA DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA GRANDE NATAL

Foto: Elisa Elsie

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) promove na próxima quarta-feira (31/8), às 16h, uma audiência pública com o objetivo de apresentar e discutir a viabilidade ambiental para implantação da Unidade de Valorização Sustentável (UVS) de Macaíba, voltada à disposição e tratamento de resíduos sólidos. O projeto tem como base o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). A sessão é aberta ao público em geral e deve acontecer no Auditório da Câmara dos Vereadores de Macaíba.

A expectativa é que o debate consiga expor os conteúdos do estudo ambiental, retirar dúvidas e recolher dos presentes as críticas e sugestões a respeito do referido estudo. O assessor técnico do Idema, Jozivan do Nascimento, observa que o momento é fundamental para a compreensão em torno do empreendimento e considera três princípios básicos.

“O primeiro é a publicidade, importante do ponto de vista do licenciamento ambiental; o segunda é dar a população que será afetada por esses empreendimentos a oportunidade de participarem; e o terceiro ponto é que nesse momento o órgão ambiental consegue extrair da plateia os anseios, questionamentos e dúvidas referentes ao empreendimento que será instalado em uma determinada região”, destaca. 

Ainda, como adverte Jozivan do Nascimento, a disposição irregular de resíduos sólidos gera impactos negativos nas nascentes, rios e oceanos. Ele esclarece, nesse sentido, que para o Idema é sempre motivo de felicidade o surgimento de propostas como a da Unidade de Valorização Sustentável (UVS) de Macaíba. “No mês de agosto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos está fazendo 12 anos. Nós temos uma lei de 2010 que estimava que em quatro anos nós teríamos extinguido os lixões. Hoje ainda estamos nessa batalha”, finaliza.

Da Tribuna do Norte

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *