JUNHO REGISTRA AUMENTO DE 747% EM CASOS DE COVID-19 NO RN

Foto: Luis Alvarenga/Getty Images

Os casos de covid-19 voltaram a crescer no Rio Grande do Norte. O mês de junho apresentou um aumento de 747% em relação a maio e 367% em comparação com abril. Foram 19,8 mil em junho e 2,3 mil e 4,2 mil em maio e abril, respectivamente. As mortes também aumentaram: de 7, em maio, para 41, em junho, crescimento de 485%.  A mudança no cenário fez com que a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) reativasse 50 leitos de covid-19 no Estado nas últimas semanas, sendo 20 críticos e 30 clínicos, ao passo que até o final da semana outros 25 leitos clínicos serão disponibilizados.

“A maioria dessas pessoas que estão falecendo têm faixa etária mais avançada, idosas, e que ou estão sem nenhuma dose da vacina ou com esquema vacinal incompleto. É o diagnóstico que fazemos. Fazemos todo tipo de movimento para atingir esse público e fazer com que eles se vacinem. Existem várias motivações, mas temos feito movimento de tentar convencer as pessoas de que elas precisam tomar a dose de reforço”, cita Lyane Ramalho, subsecretária de Saúde do RN. 

A ocupação nos leitos também voltou a crescer no Estado. Segundo dados da plataforma Regula RN, a ocupação é de 71,21%, com 47 leitos. Com relação a leitos clínicos, a ocupação é de 56,96%, com 45 ocupados. 

De acordo com Lyane, as recentes reversões foram tomadas em razão do aumento na procura nas unidades de saúde, situação que vem acontecendo desde o mês de maio. Apesar do aumento na procura, a pasta não vê o momento como algo preocupante, mas que requer cautela. Ela cita que o aumento de casos e internações pode estar associado à sazonalidade da doença, situação que aconteceu em todo o país, e imunização incompleta dos usuários.

Os 50 leitos foram abertos nas cidades de Caicó, Mossoró, Natal e Pau dos Ferros. Os outros 25 serão ativados até o final desta semana, segundo Lyane Ramalho, em unidades como João Machado, em Natal, e Cleodon de Andrade, em Pau dos Ferros.

Em Natal, as Unidades de pronto Atendimento (UPAs) e Unidades básicas de Saúde também têm registrado aumento na procura. Segundo o secretário George Antunes, além da covid, dengue e influenza também tem motivado a procura por parte dos usuários. 

MÁSCARAS

O RN emitiu nova recomendação desde 8 de junho tratando sobre medidas não farmacológicas para a contenção da covid-19 em todo o Estado. A medida trata desde o uso de máscaras até o incentivo à vacinação. A portaria recomenda a utilização de máscaras em ambientes fechados, incluindo transportes públicos, unidades de saúde e escolas, assim como também foi sugerido à população a adoção de outras medidas, incluindo o protocolo sanitário, higienização das mãos e etiqueta respiratória.

Da Tribuna do Norte

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *