NÍSIA FLORESTA: ENTIDADES VÃO PROPORCIONAR CURSOS ONLINE AOS APENADOS DA PENITENCIÁRIA DE ALCAÇUZ

Foto: Divulgação/SEAP

Uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e a entidade sem fins lucrativos Instituto Mundo Melhor (IMM), vai proporcionar, por meio do projeto “AJUFE por um mundo melhor”, cursos online gratuitos aos apenados da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta. Os policiais penais, que atuam na unidade, também terão acesso.

Recentemente, o presídio recebeu a visita dos juízes federais Rafael Wolf, do Rio Grande do Sul, e Walter Nunes, do Rio Grande do Norte. Eles estiveram acompanhados do secretário da SEAP, Pedro Florêncio, e da secretária adjunta Ivanilma Carla.

“O projeto surgiu da dificuldade da destinação de verbas de prestação pecuniária e também da necessidade de se implementar a educação no sistema penitenciário. A ONG Instituto Mundo Melhor oferece quatro anos de cursos grátis e os magistrados entram com a destinação pecuniária para a compra de computadores. Esse projeto entre a AJUFE e o IMM existe desde 2016 e está em plena construção”, explicou Rafael Wolf.   

Além de contribuir para a reinserção dos apenados na sociedade, um dos diferenciais do projeto é a possibilidade dos cursos concluídos serem utilizados na remição de pena, de acordo com o critério da Vara de Execuções Penais.

O projeto já está sendo executado no Maranhão, Paraná, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina e Pernambuco, oferecendo capacitação nas áreas de educação, saúde e bem-estar, informática, línguas, administração e empreendedorismo, e governança doméstica. Os certificados são emitidos pela Universidade do Estado do Paraná, oportunizando aos egressos a inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a diminuição da reincidência criminal e a ressocialização dos presos.

Da Redação / Nísia Digital – Com informações da SEAP
Compartilhe