GRUPO DE ESTUDOS DO IHGRN PESQUISA HISTÓRIA DE MULHERES DO RIO GRANDE DO NORTE

Foto: Divulgação

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) retoma às atividades do seu Grupo de Estudos. O tema da pesquisa atual é a história de mulheres do Rio Grande do Norte. O objetivo final é a produção de estudos biográficos de mulheres norte-rio-grandenses pioneiras e que se destacaram em suas áreas de atuação.

Iniciado em 2019, quando produziu uma pesquisa sobre os institutos históricos do Brasil que resultou em um trabalho pioneiro, Institutos Históricos e Geográficos do Brasil, a proposta do grupo de estudos para 2021-2022, é levantar, escrever e apresentar histórias de mulheres ainda desconhecidas do grande público. Entre os nomes a serem pesquisados, a considerada a primeira jornalista do Rio Grande do Norte, Úrsula Barros (1864-1905); a poeta, jornalista e musicista, Etelvina Antunes de Lemos (1885-1963); e a empresária Amélia Duarte Machado (1881-1981).

O Grupo conta com a participação de Gustavo Sobral, coordenador do Grupo; do atual diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM) da Instituição, André Felipe Pignataro, e do coordenador da BAM, Pedro Simões; da equipe de comunicação, integradas pela jornalista Marcela Bulhões e pela bacharel em Direito, Maria Simões; e com a participação da sócia efetiva, a pesquisadora e escritora, Elza Bezerra.

O grupo trará para discussão, entre outros textos de apoio, o trabalho da jornalista espanhola Rosa Montero, Nós, mulheres para pensar a perspectiva da mulher na história e as possíveis formas de estudar e escrever histórias de mulheres.  As atividades começaram em 18 de agosto, data do primeiro encontro.

Da Assessoria de Comunicação / Do IHGRN
Compartilhe