[FOTOS] COLETIVOS PRESTAM TRIBUTO AOS 211 ANOS DA ESCRITORA NÍSIA FLORESTA NA REGIÃO

Foto: Agripino Junior/Nísia Digital

Desafiando o feriadão, os coletivos Movimenta Mulheres e Mulherio Nísia Floresta prestam merecida homenagem à escritora Nísia Floresta. Geralmente devido ao feriado santo, não se comemora o nascimento de nossa filha mais ilustre Nísia Floresta no dia original, mas este ano, os referidos coletivos quebraram esse paradigma e vieram realizar uma ação que recebeu o nome Nísia Floresta: um abraço à Mãe terra fazendo alusão a necessidade de se preservar o meio ambiente no Brasil.

O evento durante a semana foi anunciado pelos principais veículos de comunicação e blogs tradicionais, diante da copilação feitas pelos organizadores, mais de 9 matérias foram veiculadas no RN, além das páginas do Mulherio das Letras no Brasil e no Exterior. Esse fato demonstra o valor dos que atuam na cultura conferem ao imenso legado da escritora Nísia Floresta no País e no mundo. No entanto, considerando os protocolos de segurança contra a Pandemia, mais de 20 pessoas participaram no ato, atingindo a expectativa da organização.

A ação primou pelo zelo à memória da escritora com camisas temáticas, faixas, acompanhamento musical, poético e falas significativas das organizadoras sobre a importância do ato, Isabela Lauar, Karenina Diógenes Carol Maciel da Presidência do Movimenta Mulheres. Kalinam da coordenação de Literatura do Movimenta e a professora Rejane Souza, coordenadora Regional do Mulherio Nísia Floresta, que também integra a equipe a coordenação de Literatura do MM.

Além de falas dos nisiaflorestenses Paula Barbosa e Nilson Eloy. Após o abraço simbólico ao Baobá, houve o Cortejo até o mausoléu de Nísia Floresta, plantação simbólica de mudas e, para finalizar, a escritora, poeta e arte educadora Dorinha Timóteo fez entrega de livros e uma oficina sobre a boneca Bayomi.

A seguir, confira fotos da ação literária:

Créditos: Agripino Junior, Eliete Marry e José Ismar
Da Redação / Nísia Digital
Compartilhe