TRABALHO DE AGENTE DE SAÚDE NISIAFLORESTENSE SERÁ TEMA DE ESTUDO DE UNIVERSIDADE NORTE AMERICANA

Foto: Reprodução/Facebook

A atuação de Zenaide de Carvalho como agente comunitária de saúde na cidade de Nísia Floresta fará parte de um estudo de uma equipe da Universidade de Havard, dos Estados Unidos. Ela foi uma das selecionadas pela Confederação Nacional de Agentes de Saúde (CONACS) no Rio Grande do Norte.

De acordo com informações, a pesquisa terá como objetivo principal entender o trabalho e a importância dos agentes de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) em território brasileiro.

“Nesse estudo, a primeira etapa será uma entrevista aqui no Brasil, onde eu e Canindé Querino, meu colega agente da cidade de Açu, iremos abordar toda nossa trajetória desde 1992, até os dias de hoje”, declarou Zenaide ao blog “O Alerta”.

Atualmente moradora da praia de Camurupim, ela ingressou no Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) no ano de 1992, como bolsista do Governo Federal. Um surto de cólera assombrava a região à época.

Há anos Zenaide é envolvida com causas sindicais em defesa dessa classe. “Conquistamos, através de muitas lutas, o reconhecimento do Governo Federal que, em 2006, efetivou a categoria assinando assim nossas carteiras de trabalho”, disse. “Com um grande esforço da categoria, tivemos, ao longo dos últimos anos, muitas outras conquistas”, completa a servidora pública.

Em relação a sua entrevista para o estudo da instituição americana, ela disse o seguinte ao blog O Alerta: “Estou muito feliz em poder apresentar meu trabalho e representar meu estado e minha cidade. Temos muitos desafios pela frente e estamos sempre lutando juntamente com a nossa Confederação Nacional de Agentes de Saúde, na pessoa de sua presidente, Ilda Angélica”.

Da Redação / Nísia Digital – Com informações do blog O Alerta
Compartilhe