EM REUNIÃO COM O IDEMA, MUNICÍPIOS APRESENTAM DIAGNÓSTICO SOBRE O LIXO QUE SURGIU EM PRAIAS DO RN

Foto: Fernanda Zauli/G1

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema RN se reuniu, na segunda-feira (26), com os municípios de Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama e Baía Formosa para tratar da logística dos descartes dos resíduos e obter relatórios da ação realizada até o momento.

Os resíduos consistem basicamente em garrafas plásticas, chinelos, bolsas, panfletos, recipientes de marmita, pedaços de eletrodomésticos e até seringas descartáveis. Informações mais recentes apontam que as cidades de Natal, Parnamirim e Senador Georgino Avelino também receberam resíduos.

Em Nísia Floresta, foram registrados resíduos nas praias de Búzios, Barra de Tabatinga, Barreta e Camurupim. Segundo o Secretário Adjunto de Meio Ambiente do município, Bismarck Pereira, os primeiros registros do lixo foram feitos na praia de Búzios, onde a equipe responsável pela limpeza colheu uma estimativa de duas caçambas e 2 tratores do material, destinados no Campo de Santana, o mesmo onde foi descartado o óleo do incidente ambiental em 2019. “O material está acondicionado corretamente, sem acesso de pessoas não autorizadas ou animais. No sábado (24) foi encontrado lixo em Tabatinga”, relatou. 

Ainda segundo o secretário de Nísia Floresta, a maré cheia está dificultando o trabalho de coleta e limpeza do ambiente. “Existe uma preocupação com a área comercial atingida em Camurupim, possibilitando outra crise do ponto de vista econômico. Além da preocupação do mau cheiro, que pode atrair urubus”, acrescentou Bismarck.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, alertou para a importância da separação e quantificação no auxílio das investigações para fazer o mapa dos municípios atingidos. “Agradecemos a prontidão nas respostas, e pedimos que seja feito o mapeamento diário e o descarte dos resíduos em lugar reservado”, solicitou.

O órgão está medindo a balneabilidade das áreas afetadas, mas alerta que sejam liberadas para banho quando não forem encontrados mais lixo.

Idema ofereceu ainda 10 caixas de bombonas aos municípios que estão tendo dificuldades para o descarte do lixo.

Da Redação / Nísia Digital - Com informações do Idema-RN
Compartilhe