AINDA VACINANDO IDOSOS A PARTIR DE 69 ANOS, SECRETARIA DE SAÚDE DE NÍSIA FLORESTA EMITE NOTA

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Enquanto alguns municípios potiguares já estão vacinando idosos a partir de 64 anos, Nísia Floresta ainda está na faixa etária dos 69. O fato tem gerado insatisfação entre a população e postagens alusivas ao tema nas redes sociais.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota esclarecendo que houve uma divergência no quantitativo de doses recebidas, fato que tem impedido o avanço no processo de vacinação em território nisiaflorestense.

Confira a nota na íntegra logo abaixo:

O Município de Nísia Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que é de responsabilidade do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte a distribuição da vacina contra a COVID-19. Ao todo, desde o início da campanha no dia 20/01 do ano corrente, este Município recebeu 3.352 doses da vacina contra Covid-19, sendo 2.248 direcionadas para 1ª dose.

A entrega de novos imunizantes é feita de acordo com o nível populacional, sendo esta divisão, responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP. O recebimento da vacina não é periódico e não tem um calendário fidedigno, sendo feito apenas mediante a distribuição pelo Ministério da Saúde.

É notório que as cidades de Natal e Parnamirim, já estão vacinando idosos na faixa etária de 64 e 65 anos devido justamente a grande quantidade de doses destinadas para estes Municípios. Por enquanto em Nísia Floresta encontra-se na faixa etária de 69 anos, devido a divergência do quantitativo das doses.

Para melhor esclarecer, tendo como base as notas técnicas 09 e 10/2021/SESAP/RN o Município de Parnamirim por exemplo, recebeu 3.322 doses para vacinar os idosos de 65 a 69 anos, enquanto Nísia Floresta recebeu apenas 319 doses.

Reforçamos que a distribuição e divisão de novas doses, é responsabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde manterá toda a população e profissionais informados sobre a chegada de novas doses através de notas oficiais que serão veiculadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta/RN.

Da Redação / Nísia Digital
Compartilhe