PROJETO BICHOS DA APA BONFIM-GUARAÍRA REGISTRA VIDA SELVAGEM

Foto: Divulgação/Idema-RN

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da gestão da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra (APABG), juntamente com a equipe do Ecoposto da Unidade Conservação e parceiros locais, iniciou o Projeto Bichos da APA Bonfim-Guaraíra, que consiste no levantamento da fauna terrestre presente na região da Lagoa do Bonfim, local de grande relevância hídrica e recreativa, e sede da APA.

Nas últimas semanas, a equipe tem percorrido fragmentos de Mata Atlântica da área e instalado armadilhas fotográficas, um tipo de câmera especial sensível a calor e movimento que faz fotos ou vídeos na presença de algum animal.

De acordo com o gestor da APA Bonfim-Guaraíra, Paulo Marinho, “com o projeto pretendemos melhorar o conhecimento biológico sobre a Unidade de Conservação, e também sensibilizar os atores locais e o público em geral, através da divulgação de imagens e vídeos de animais silvestres carismáticos, que podem despertar o sentimento de engajamento com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o gestor.

O Projeto Bichos da APA Bonfim-Guaraíra está em curso e seguirá realizando o levantamento de dados. Em uma semana de trabalho, os registros permitem afirmar que pelo menos quatro espécies de mamíferos terrestres ocorrem na área: raposa (Cerdocyon thous), tatu-peba – (Euphractus sexcinctus), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e timbu – (Didelphis albiventris). Além destes, também já foram fotografados nos fragmentos florestais próximos ao Ecoposto da Unidade de Conservação, uma ave a jacupemba (Penelope superciliaris) e um lagarto de grande porte, teju ou teiú (Salvator merianae).

Para realização do projeto, a gestão da UC conta com o apoio de proprietários e moradores da região, como o caso do membro do Conselho Gestor da APA Bonfim-Guaraíra, Marcos Lopes.

APA BONFIM-GUARAÍRA

A Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra é a maior Unidade de Conservação Estadual em ambiente terrestre, cobrindo mais de 42 mil hectares em seis municípios da região do litoral leste do estado: Tibau do Sul, Goianinha, Arês, Senador Georgino Avelino, Nísia Floresta e São José de Mipibu.

Do Idema/RN
Compartilhe