MULHERIO NÍSIA FLORESTA PARTICIPA DO II ENCONTRO VIRTUAL DO MULHERIO DE PORTUGAL

Imagem: Divulgação

O Coletivo Mulherio das Letras Nísia Floresta criado no dia 29 de setembro de 2017, por Rejane de Souza e uma equipe de mulheres que atuam na literatura e nas artes, tendo em vista a participação do I Encontro Nacional do Mulherio das Letras na Paraíba, idealizado pela premiada escritora Maria Valéria Rezende, já contabiliza, assim, três anos de existência este mês. E um significativo portfólio de ações, como a realização do III Encontro Nacional do Mulherio das Letras no RN, ocorrido em novembro de 2019.

Nesse tempo de pandemia, a equipe do Mulherio Nísia Floresta tem atuado em importantes eventos no ambiente virtual, que visa a homenagear os 210 anos da escritora Nísia Floresta: I Ciclo Comemorativo Virtual em tributo aos 210 Anos, com a participação de 6 pesquisadoras da obra, Constância Lima Duarte, Rute Pinheiro, Regina Simon, Laura Sanchez e Lenise Rocha.

O segundo projeto ainda em curso: “As vozes de Nísia em Nísias”: neste são publicados vídeos gravados por escritoras, poetas e afins com trechos da obra da escritora. E no dia 27 de setembro, às 21h, horário do Brasil, atendendo ao generoso convite da organizadora do Mulherio das Letras de Portugal, Adriana Mayrinck, a coordenação vai participar do Encontro Virtual do Mulherio de Portugal apresentando o Painel Criativo: “210 ANOS: Nísia Floresta nas Entrelinhas”.

O painel conta com a participação da professora e pesquisadora Regina Simon (CCHLA/Delem/UFRN), da educadora, poeta e contadora de história – Eliety Marry e da poeta, atriz e educadora, Ana Leopoldina. Mediação: Rejane de Souza, que se diz bastante satisfeita com a performance do movimento que tem mobilizado pessoas de todo Brasil e do mundo em torno da vida e obra da escritora Nísia Floresta e fortalecido e inspirado o empoderamento feminino. Em outubro e novembro, haverá mais novidades. É só acompanhar pela página no facebook: Mulherio das Letras Nísia Floresta RN e no instagram: @mulherionisiafloresta.

Da Redação / Nísia Digital
Compartilhe