[ENTREVISTA] CAPITÃO JEAN LIMA FALA SOBRE A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA EM NÍSIA FLORESTA

Foto: Agripino Junior

O veraneio deste ano em Nísia Floresta foi considerado o mais tranquilo desde 2016, como já publicado pelo Nísia Digital recentemente. Após o término do carnaval, a população local e os veranistas reiteraram uma melhor sensação de segurança em relação a anos anteriores.

Em relação a essa redução dos índices de criminalidade, o Blog conversou com o Capitão Jean Lima – Comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Leia a entrevista a seguir:

Nísia Digital: Como a polícia avalia a redução da criminalidade, comprovada estatisticamente, em solo nisiaflorestense?

Capitão Jean: Eu assumi ainda Tenente, o Comando da 3a Companhia do 3 Batalhão no município em novembro de 2018 por determinação do Tenente Coronel Dimas, então Comandante do 3 Batalhão. Quando o Major Denilson assumiu o Comando, decidiu que eu permanecesse. Agora Capitão, continuo o trabalho a mim confiado pelos meus superiores. É o segundo ano consecutivo que temos o veraneio, réveillon e o carnaval mais tranquilos dos últimos anos, segundo levantamento do observatório da Violência (OBVIO) e da Coordenadoria de Informações e Estatísticas (COINE), da Secretaria de Segurança Pública (SESED).

ND: Como foi possível atingir esses índices positivos?

Capitão Jean: Não trabalho sozinho, pois ninguém consegue a redução de índices de criminalidade tão complexos e em tão pouco tempo se não tivéssemos um trabalho em conjunto. Aqui contamos com o Delegado Marcelo Aranha e sua equipe da Delegacia de Polícia Civil, além do efetivo do Capitão César, que Comanda Polícia Rodoviária Estadual na cidade. Assim, conseguimos resgatar a sensação de segurança entre os munícipes e trazer o turista e veranista de volta para o litoral sul, garantindo o seu direito constitucional ao lazer e a segurança que é dever do Estado, mas responsabilidade de todos.

ND: O Poder Público Municipal e a população também tem papel importante desse trabalho?

Capitão Jean: Com certeza. Firmamos parcerias com o Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social da praia de Búzios que atua como órgão consultivo da nossa política de comando, que é a valorização da vida. Também somos beneficiados por um convênio firmamos entre a SESED e a Prefeitura Municipal, através do Prefeito Daniel Marinho, para a manutenção e conservação das viaturas e prédios da Polícia Militar e alimentação dos policiais quando necessários neste município. Há ainda o apoio do Ministério Público que tem emitido recomendações para disciplinar o uso de aparelhos sonoros, preservando assim o sossego alheio e a tranquilidade domiciliar.

ND: Como o sistema de diárias operacionais, implantado pelo Governo do Estado, tem contribuído com o patrulhamento no extenso território de Nísia Floresta?

Capitão Jean: Desde 2019 tivemos aumento do efetivo policial nas ruas devido o pagamento de diárias operacionais àqueles policiais que estejam dispostos a trabalhar na folga. O aumento de salário e as recentes promoções no plano de carreiras dos policiais também são incentivos extras para a motivação da tropa.

ND: Capitão Jean, gostaríamos de agradecer por nos conceder essa entrevista.

Capitão Jean: Agradeço a oportunidade e a parceria com esse conceituado blog. Também gostaria de agradecer a sociedade nisiaflorestense, que faço parte também como cidadão, pela confiança no nosso trabalho e ao meu efetivo que estão todos os dias nas ruas preservando a ordem pública e garantindo a incolumidade física de terceiros, mesmo arriscando a própria vida.

Da Redação / Nísia Digital
Compartilhe