PREFEITURA MONITORA E REMOVE SUBSTÂNCIA OLEOSA QUE VEM SURGINDO NAS PRAIAS DE NÍSIA FLORESTA

Foto: Cedida

Em termos de extensão, o surgimento das manchas de óleo já é considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil. A ocorrência da substância (oriunda do petróleo) já foi registrada em mais de 100 pontos espalhados pelo Nordeste. E o município de Nísia Floresta não ficou de fora. O material começou a ser observado nas praias nisiaflorestenses no início de setembro. 

Em virtude dessa situação alarmante, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e da empresa responsável pela empresa limpeza pública da cidade, tem monitorado o litoral e realizado a remoção dos resíduos. A Petrobras enviou técnicos de uma empresa terceirizada para auxiliar no trabalho. 

De acordo com a Secretária Camila Ferreira, após a remoção, o material está sendo armazenado e um depósito coberto e aguarda os trâmites legais para que possa ser repassado à uma empresa especializada, para o devido descarte. 

O desastre ambiental, que ganhou repercussão nacional e internacional, está sendo acompanhado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Marinha do Brasil e outros órgãos estaduais e federais. A Polícia Federal também abriu um inquérito para apurar a origem da substância, que já foi observada em diversas praias, entre os estados da Bahia e Maranhão.

Além dos danos ao meio ambiente, essas manchas preocupam também o fator econômico, já que pode causar impactado negativo no ramo turístico.

Da Redação / Nísia Digital

[wp_bannerize group=”anuncie”]

Compartilhe