ALUNOS DO IFRN CONQUISTAM 3º LUGAR EM MOSTRA CIENTÍFICA NOS ESTADOS UNIDOS

Neste domingo (7), os alunos Tabita Silva, Gabriel Medeiros e Mariana Lima, do Campus Natal-Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), conquistaram o 3º lugar na categoria Meio Ambiente na 10ª edição da mostra científica denominada I-SWEEP, que aconteceu no Texas – Estados Unidos.

Foto: Reprodução/Facebook

“Foi uma oportunidade imensa de contato com a comunidade científica. É bom lembrar também que é de grande importância o investimento do Campus para que esse tipo de ação continue e venha a beneficiar mais alunos, disse Mariana ao Portal do IFRN.

Além do Brasil – que teve 6 projetos premiados, a mostra contou com a participação de estudantes de outros 70 países.

A PESQUISA

O projeto premiado se propõe a recuperar mananciais de água contaminados com hidrocarbonetos, oriundos do petróleo e seus derivados, através da aplicação, em meio aquoso, de argilas organofilizadas. “As argilas, extremamente abundantes no Brasil, mostram-se como uma alternativa potencial para o tratamento de meios hídricos poluídos. Isso ocorre devido à variedade de argilas existentes e também às suas propriedades”, explicou o professor Roberto Lima, orientador do trabalho.

De acordo com o pesquisador, é necessário reconhecer a importância da água como recurso natural essencial para a vida dos seres humanos, visto que pode ser utilizada para diversos fins, como a agricultura, as relações comerciais e a perpetuação da vida humana, dos animais e das plantas.

“Considerando que a água é um recurso natural que não pode ser renovado, é de fundamental importância o seu uso correto. Devido a esse e outros fatores, percebemos a necessidade de criar uma alternativa barata e eficiente e que utilizasse um material de fácil acesso para descontaminar mananciais poluídos por hidrocarbonetos de petróleo, utilizando as argilas bentonita sódica e vermiculita, que atendem os requisitos propostos pela pesquisa”, complementou o professor.

Da Redação / Do Nísia Digital
 Com informações do Portal IFRN

[wp_bannerize group=”cortez”]

Compartilhe