Por Redação, do portal Brasil Literário.
O Ponto de Leitura foi criado na perspectiva de promover a literatura como instrumento de cidadania das crianças e jovens de Nísia Floresta e regiões vizinhas. A cidade de Nísia Floresta, que conta com cerca de 23 mil habitantes e fica a 28 km da capital de Natal – RN, tem grande déficit de bens culturais no local. Mesmo com esse universo populacional, não existem bibliotecas públicas, os únicos meios de informação são, na rede virtual, um blog que se responsabiliza em socializar informações, e uma rádio comunitária. Além disso, o nível socioeconômico da população é bastante preocupante: há na região quase 90% de pobres, somando o percentual de indigentes e pobres.
Movida por essa realidade, Rejane Souza, fundadora do Núcleo, articulou-se e conseguiu um espaço para implantar uma biblioteca que envolvesse a comunidade e pudesse fomentar a leitura e divulgar a cultura da região. O espaço, localizado na zona rural em um distrito denominado Tororomba, foi inaugurado no dia 27 de julho de 2013, com a aceitação de um grupo de jovens e professores moradores do entorno que, desde a sua criação, são voluntários do projeto.
“A biblioteca fica aberta à comunidade e se mantém somente através do trabalho do voluntariado e de poucos parceiros e muitos amigos que contribuem para que o ponto de leitura alcance seu objetivo: incentivar as crianças e jovens a ler e fomentar o desejo pelo livro e valorização da cultura da região”, conta Rejane.
A seguir, seguem algumas imagens das atividade realizadas ao longo dos últimos ano e que propiciaram a formação do núcleo em solo nisiaflorestense:
Créditos: Agripino Junior e Carlos Silva
O ND apoia
Deixe um comentário