Por Felipe Gibson e Renato Vasconcelos, do G1-RN.

img-20150316-wa0009_2Os motins iniciados em três unidades prisionais do Rio Grande do Norte, mais especificamente da região da Grande Natal, nesta segunda-feira (16) foram controlados no início da tarde. Os presos quebraram celas e queimaram colchões na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Penitenciária Estadual de Parnamirim e no Complexo Prisional João Chaves, situado na Zona Norte de Natal.

Os primeiros motins desta segunda começaram durante a manhã na Penitenciária de Alcaçuz e na Complexo João Chaves. A diretora de Alcaçuz, Dinorá Simas, informou que os presos dos pavilhões 2 e 3 quebraram todas as 30 celas, onde estavam encarcerados 258 detentos. “Os presos estão no mesmo local só que sem as celas”, afirmou.

De acordo com o diretor da João Chaves, José Joanilson de Souza, as informações são de que as ordens para que se iniciasse o motim partiram da Penitenciária de Alcaçuz. “As 10 celas da unidade foram quebradas. Grades e parte da alvenaria foram destruídas. Estamos esperando o posicionamento dos superiores para saber como devemos proceder com a condução dos presos”, disse o diretor.

img-20150312-wa0011_1
Parte dos danos causados pelos detentos. (Foto: Divulgação/Sejuc)

O complexo prisional Doutor João Chaves foi feito para abrigar apenas presos do regime semiaberto e recebe atualmente 160 presos de regime fechado. O motim só foi controlado com a ajuda dos agentes penitenciários do presídio provisório Professor Raimundo Nonato, da Polícia Militar e do Grupo de Escolta Penal (GEP).

No início da tarde foi a vez dos presos da Penitenciária Estadual de Parnamirim se rebelarem. A direção da unidade confirmou que o motim aconteceu no pavilhão, onde todas as celas foram quebradas. Com isso, os 200 presos estão em uma das quadras da unidade. Na semana passada os 200 detentos do pavilhão 2 também quebraram as celas.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *