DICAS PARA EVITAR A DESIDRATAÇÃO

Por Ana Maria de Morais, nutricionista e colunista do Nísia Digital.

Sem Título-1Entende-se que a desidratação é o processo pelo qual corpo não está recebendo a quantidade de água e fluidos que deveria. Também pode ser causada por perda excessiva de fluidos, pela ingestão insuficiente de água, fluidos ou por ambos. Vômito e diarreia são causas comuns. As crianças são mais suscetíveis à desidratação do que os adultos devido ao peso inferior do corpo e maior circulação de água e eletrólitos. Os idosos e os que se encontram doentes também têm maior propensão.

A desidratação é classificada como leve, moderada ou grave dependendo da quantidade de fluido que o corpo perdeu ou que não foi reposto. Quando grave, a desidratação é uma condição que pode colocar a vida em risco.

É importante destacar que a desidratação ocorre com mais frequência no verão. Por ser uma estação mais quente e principalmente no veraneio, onde várias famílias descansam no litoral, ocorre várias internações por motivo de desidratação.

Outro motivo que leva a desidratação é o preparo inadequado dos alimentos, onde pode levar o paciente a diarreia e consequentemente a desidratação. As DATs – Doenças transmissíveis por alimentos pode levar um paciente a desidratação e quando não tratado até a óbito.

IMG_1845
Consumo de líquido de ser aumentado durante essa estação. (Foto: Reprodução)

Fique atento as dicas para evitar a desidratação:

  • Nosso organismo dá alguns sinais quanto a falta água. Os principais sintomas são: sensação de sede, desconforto, irritabilidade, fraqueza dor de cabeça, tonturas, cãibras musculares. De fato, quando surge a sensação de sede já costuma existir uma certa desidratação, por isso devemos evitá-la e beber antes disso.
  • Antes de transpirar, beba. Especialmente no verão, porque se perde mais água, e beber converte-se em algo indispensável. Pode combinar a água com sucos, infusões ou outras bebidas refrescantes. É recomendável beber um total de 2 litros diariamente.
  • Hidrate-se durante o exercício físico. Com o esporte e a atividade física, transpiramos mais e é por isso que devemos ingerir mais líquidos para assim evitar a desidratação.
  • Também é importante comer alimentos ricos em água, como as frutas, as hortaliças e as verduras.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que têm um efeito diurético, o que fará com que tenha de urinar mais vezes e consequentemente se desidrate.
  • Tente não sair durante o pico do horário solar (entre as 12 e as 16 horas) ou resguarde-se em lugares frescos ou com ar condicionado;

Procure se alimentar de 3 em 3 horas, destacando a 3 principais refeições e 3 lanches leves. Caso venha a dormir cedo, basta 2 lanches ao dia.

O ND apoia

 photo Banner-BC-Dona-Mariinha_zps1d6a22f7.gif

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *