PROBLEMA COM O FORNECIMENTO DE ÁGUA AOS MORADORES DO BONFIM CONTINUA

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

Há pouco mais de 1 ano o Nísia Digital publicou uma matéria (relembre aqui) abordando o contraditório problema com a dificuldade que alguns moradores das redondezas da Lagoa do Bonfim, localizada na cidade de Nísia Floresta, vinham enfrentando para conseguir água. Nesta semana, o caso voltou a mídia e um grupo de moradores esteve na manhã desta segunda-feira (20), na Prefeitura Municipal.

Na última sexta-feira (17), o grupo realizou um protesto devido a presença de funcionários da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) no local. Os trabalhadores iriam desligar ligações clandestinas, que teriam sido feitas por moradores insatisfeitos com a falta d’água em várias casas da região. Os moradores ficaram em cima das ligações para impedir que a mesmas fossem desfeitas, o que acabou funcionando na oportunidade.

IMG_5878

Para Everaldo Ferreira, que mora num trecho que ainda é abastecimento por um único poço construído em virtude de um projeto de Emater-RN, não há mais como sustentar a situação. “Tem que resolver isso. A gente não aguenta mais. Todo dia é uma confusão para pegar a água do poço. A gente quer que a Caern dê a água. Não precisa ser de graça, pois estamos dispostos a pagar pelo que a gente consumir”, afirmou.

Com cartazes que faziam menção a contradição existente no local – já que a lagoa nisiaflorestense abastece diversos outros municípios do Rio Grande do Norte, os cidadãos foram à Prefeitura Municipal cobrar mais apoio e agilidade do Poder Executivo na busca de conseguir viabilizar um fornecimento regular de água, junto à Caern.

Francisco Gomes, também morador e membro da Associação dos Moradores da Estrada do Bonfim (AMEB), disse que desde 2013 o poder público é ciente da situação. “Nós já entramos com requerimentos e apresentamos um abaixo-assinado com 123 assinaturas, mas até agora não conseguimos nada de concreto”, afirmou Francisco. Ele ainda informou que os moradores estão unidos e irão tentar impedir qualquer ação que possa vir a prejudica-los.

IMG_5876

Após o ato, a Prefeitura Municipal informou que entrou em contato com o setor da Caern responsável pela região do litoral sul do RN e que iria entregar os documentos e falar sobre a situação ainda na tarde de hoje (20). O executivo municipal disse também que ainda esta semana deverá seguir com engenheiros da estatal para começar um trabalho de estudo da área, que posteriormente seria levado à diretoria da instituição, para viabilizar o fornecimento regular de água aos moradores da lagoa do Bonfim.

O grupo afirmou que irá esperar o processo seguir e que não irão desistir enquanto a situação não for solucionada por completo.

Publicidade

 photo BannerInfoMasterRETANGULAR_zps634bb492.gif

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *