DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO DE NÍSIA FLORESTA NO IDEB 2013

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

Foto Arquivo Nísia DigitalO Ministério da Educação – MEC – divulgou, na última sexta-feira (5), as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 do Brasil. O Nísia Digital verificou, através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o desempenho da rede pública de ensino municipal de Nísia Floresta. O sistema do portal (https://ideb.inep.gov.br/resultado/) mostra as notas do Ensino Fundamental I (5º ano) e ainda do II (9º ano) No entanto, não constando informações sobre o Ensino Médio.

De acordo com o Governo Federal, a educação nisiaflorestense, no que constam as turmas de 5º ano (4ª série) da cidade, atingiu a meta para o Ideb 2013, que era de 3.9. Todavia, nota é a mesma atingida na edição de 2011, porém encontra-se sinalizada na meta projetada para 2015 (também de 3.9). De acordo com a tabela, esse índice se manteve inalterado de 2011 para cá. De 2007 para 2013, o aumento total foi de 0.6 – passando de 3.3 para 3.9.

Já os dados relacionados aos 9º anos (8ª séries) do município dão conta que a meta de 2013 não foi atingida. Nísia Floresta ficou com nota de 3.0, quando a meta era de 3.5. O desempenho negativo não foi diferente do último índice – de 2011 – quando a meta de 2.9 não foi atingida, já que ficou nos 2.7. O desafio será grande para que a meta de 2015 – que é de 3.9 – seja atingida.

O Nísia Digital trará em breve dados específicos sobre as escolas nisiaflorestenses, mostrando bons exemplos como a escola da praia de Búzios e o desempenho abaixo do esperado da maior escola pública do município.

REDE ESTADUAL

No portal do Inep também é possível observar o desempenho das escolas estaduais que existem em Nísia Floresta. Nos 5º anos a média das notas dos colégios pertencentes ao Estado do RN foi de 2.6, quando a meta era de 3.6. Em 2009 e 2011 a rede estadual também não conseguiu alcançar as metas do MEC.

Para os 8º anos não existem dados no sistema referentes à Prova Brasil (exame utilizado para medir as pontuações) das últimas três edições do Ideb: 2009, 2011 e 2013.

Deixe nos comentários suas impressões sobre os números apresentados pelo Governo Federal, em relação à educação nisiaflorestense.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *