VEJA COMO FOI A SEMANA SANTA NA PARÓQUIA DE NÍSIA FLORESTA

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN8559Nos últimos dias os cristãos católicos da cidade de Nísia Floresta vivenciaram momentos bastantes intensos. A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, sendo igreja instituída há quase 200 anos, tem muita história e tradição na celebração dos ritos da Semana Santa, que terminou no último domingo, dia 20. Em termos de número de participantes, a Sexta-feira da Paixão foi o que mais chamou atenção reunindo uma verdadeira multidão.

Como assumiu a paróquia em agosto de 2013, essa foi a primeira oportunidade do Padre Ajosenildo Nunes em participar dos atos da semana mais importante para os católicos. Em uma de suas falas, esse disse que estava “feliz em poder vivenciar tão ricas tradições da Igreja em Nísia Floresta”.

O Nísia Digital traz imagens que trarão uma noção de como os momentos foram vivenciados na cidade, apenas a procissão do martírios – exclusividade nisiaflorestense tratando-se de Rio Grande do Norte – não aparecerá, já que teve postagem específica (clique aqui e veja). Confira a seguir os registros feitos pelas lentes do ND:

Procissão do Encontro – Momento de fazer memória do encontro doloroso de Jesus Cristo com sua Mãe, a Virgem Maria, em seu momento de grande sofrimento. O ato ocorreu no dia 11 de abril;

Domingo de Ramos – A solenidade relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, mesmo sabendo o seu destino naquelas terras. No dia 13, houve uma pequena caminhada da árvore Baobá até à igreja matriz e missa.

Ofício de Trevas – Na quarta-feira, 16, foi realizado essa celebração, que a única que foi instituída recentemente na paróquia local. Com as igrejas às escuras, é realizado um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais.

Missa de lava-pés/Ceia do Senhor – Na oportunidade dar-se início ao chamado Tríduo Pascal. A missa faz memória a ceia de Jesus com os apóstolos e a instituição da Sagrada Eucaristia. É relembrado ainda o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos presentes.

Sexta da Paixão – O dia em que costuma-se a praticar o silêncio e o jejum, relembra a morte de Jesus Cristo. Em Nísia é realizado a Celebração da Paixão e logo após, procissão pelas ruas da cidade. Este foi o ato que reuniu o maior número de pessoas na cidade durante o período.

Vigília Pascal – A celebração marca a espera e constação da ressureição de Jesus, vencendo a morte para salvar a humanidade. A missa tem uma liturgia toda especial e também é realizada procissão pelo centro da cidade, começando no final da noite de sábado, 19, seguindo até a primeira hora do domingo, dia 20.

Espetáculo “A Paixão de Cristo” – Para ter mais tempo de execução o espetáculo foi transferido para o sábado neste ano de 2014. A peça, apresentada pelo Grupo de Teatro Dominus, foi realizada no largo da igreja matriz de Nossa Senhora do Ó perante um bom público.

Domingo de Páscoa – A missa do domingo de páscoa foi realizada a noite e festeja-se a vitória de Jesus Cristo sob a morte e a certeza da vida eterna. Após o momento religioso, a paróquia promoveu uma confraternização com as pastorais.

Créditos das imagens: Agripino Junior (Nísia Digital), Baltazar Marques (Studio Fotográfico Progresso), Lenivaldo Bruno e Gustavo Henrique (Pascom)

Publicidade

Compartilhe

Uma resposta para “VEJA COMO FOI A SEMANA SANTA NA PARÓQUIA DE NÍSIA FLORESTA”

  1. Pe. José Lenilson de Morais

    Como sempre os Atos Litúrgicos da Semana Santa em Nísia (e de modo semelhante aqui em S. J. de Mipibu) são celebrados de um modo muito especial, conservando os elementos da tradição religiosa secular deste povo tão amável. Parabéns à toda Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Parabéns também ao Nísia Digital pela excelente cobertura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *